Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7158
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRamos, Lídia Maria Henrique-
dc.date.accessioned2015-05-21T18:22:19Z-
dc.date.available2015-05-21T18:22:19Z-
dc.date.issued2015-05-21-
dc.identifier.otherCDD 616. 462-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7158-
dc.descriptionRAMOS, L. M. H. Cartilha educativa sobre Diabetes mellitus: Desenvolvimento de competências. 2014. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO Diabetes Mellitus constitui um dos principais problemas de saúde pública no Brasil e no mundo, definido como uma doença metabólica caracterizada por elevados níveis de glicose sanguínea. Seu aumento na incidência e prevalência está associado a vários fatores, como o envelhecimento da população, a urbanização crescente, adoção de estilos de vida pouco saudáveis, sedentarismo, hábitos alimentares inadequados e obesidade. O objetivo deste estudo é construir uma cartilha com noções básicas sobre Diabetes Mellitus como estratégia educacional no auxílio às atividades educativas prestadas por profissionais de saúde, buscando reflexões sobre a atuação do profissional enfermeiro sob estas práticas, no intuito de ampliar o debate sobre esse tema, bem como discutir a respeito dos limites e possibilidades da atuação destes profissionais nos mais diversos espaços sociais, especialmente no espaço escolar. Trata-se de um estudo do tipo quanti-qualitativo com a utilização da metodologia da pesquisa-ação, tal metodologia associa a ação com atividade de pesquisa e propõe que os indivíduos serão sujeitos ativos em todo o processo de desenvolvimento da pesquisa. Participaram deste estudo 23 estudantes do 3° ano do ensino médio, regularmente matriculados em uma escola estadual do município de Campina Grande – PB. Para a coleta de dados foi utilizado o questionários DKN-A para avaliar o nível de conhecimento sobre Diabetes Mellitus, e um outro questionário semiestruturado para avaliação da cartilha. Os resultados encontrados mostraram que em relação ao conhecimento sobre a doença, 78,25% dos estudantes obtiveram escores inferiores ou iguais a oito e 21,75% escores maiores que oito, indicando resultado insatisfatório. Após aplicação da cartilha educativa observou-se que este tipo de instrumento como tecnologia educacional, foi uma ferramenta fundamental para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes a respeito do diabetes, caracterizando-se como importante e viável alternativa para auxiliá-los no empoderamento e desenvolvimento de competências no cuidado de si e de outrem, por favorecer a construção do conhecimento. Os resultados apontam um desenvolvimento de habilidades, bem como favoreceu a autonomia do indivíduo. Sendo importante a criação, desenvolvimento e elaboração cada vez mais, de materiais didático-pedagógicos que contribuam com as necessidades da população.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Jacqueline Santos da Fônseca Almeida Gamapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAtividades educativaspt_BR
dc.subjectDiabetes mellituspt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.titleCartilha educativa sobre Diabetes mellitus: Desenvolvimento de competênciaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lídia Maria Henrique Ramos.pdfLídia Maria Henrique Ramos2.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.