Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7170
Título: Iniciação à docência em Educação Física: Relatório das atividades desenvolvidas na monitoria em ginástica rítmica
Autor(es): Luna, Emília Serapião de
Palavras-chave: Monitoria
Ginástica rítmica
Educação Física
Data do documento: 21-Mai-2015
Resumo: O presente relatório caracteriza-se por uma abordagem qualitativa de estudo descritivo e tem o intuito de apresentar as experiências desenvolvidas durante a monitoria do componente curricular Ginástica Rítmica. A ginástica, enquanto conteúdo da educação física “engloba diversas atividades como as corridas, saltos, lançamentos e lutas; tem evoluído para formas esportivas claramente influenciadas pelas diferentes culturas” (COLETIVO DE AUTORES, 1992, p. 75) e é aqui que encontramos a Ginástica Rítmica (GR). O trabalho justifica-se pela necessidade de oportunizar aos docentes e estudantes do referido curso o relatório do processo de funcionamento da docência no ensino superior, com vistas a possibilitar aos interessados o entendimento da função social exercida pelo professor de Educação Física. Como metodologia de ensino para ministrar as aulas do referido componente, utilizamos a abordagem de ensino Crítico-superadora, a qual está fundamentada na pedagogia históricocrítica e no materialismo histórico dialético como teoria do conhecimento. Foram utilizados como instrumentos de análise 25 (vinte e cinco) planos de aula, com observações contínuas e seguidas de um diário etnográfico. O estudo relatado neste trabalho foi fruto das experiências obtidas durante o programa de monitoria oferecido ao curso de Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual da Paraíba, com as turmas do 5º período dos turnos vespertino e matutino, durante os períodos 2013.1 e 2013.2. O propósito das aulas foi possibilitar aos estudantes uma visão ampla e reflexiva sobre o componente, enfatizando não apenas a dimensão técnica, mas didático/pedagógica e científico-filosófica. Os resultados percebidos são relativos à experiência a uma formação acadêmica pensando na constituição de um currículo ampliado, construindo, dessa forma, um acervo conceitual, pedagógico, técnico e didático. Durante a monitoria houve uma troca de informações entre o monitor/professor/aluno, na qual, podemos colocar em prática o que já vivemos enquanto alunos deste componente curricular, nos possibilitando, no aspecto pessoal, concretizar as ações relativas ao nosso processo de formação.
Descrição: LUNA, E. S. de. Iniciação à docência em Educação Física: Relatório das atividades desenvolvidas na monitoria em ginástica rítmica. 2014. 100f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7170
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emília Serapião de Luna.pdfEmília Serapião de Luna5.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.