Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7193
Título: Análise comparativa dos impactos provocados a partir da formação em educação ambiental em Cabaceiras e Olivedos, Paraíba
Autor(es): Barbosa, Maria Ivanilza de Araújo
Palavras-chave: Educação ambiental
Sustentabilidade
Impactos ambientais
Data do documento: 21-Mai-2015
Resumo: O crescimento sem controle da população vem causando sérios danos ao meio ambiente, contribuindo para o agravamento da crise ambiental no mundo. A Educação Ambiental pode ser utilizada dentro desse contexto como uma ferramenta de mudança socioambiental. O presente trabalho objetivou avaliar de forma comparativa os impactos provocados a partir da formação em Educação Ambiental nos municípios de Cabaceiras e Olivedos, estado da Paraíba. A metodologia baseou-se nos princípios da pesquisa participante aplicada de maio de 2012 a Novembro de 2013, nos municípios de Cabaceira e Olivedos, PB. O processo de formação ocorreu a partir do MEDICCModelo dinâmico de Construção e Reconstrução voltado para o meio ambiente, este propiciou o processo de sensibilização, simultaneamente à coleta de dados. As principais estratégias aplicadas foram: contato com os gestores públicos locais, apresentação do projeto nos municípios, dois cursos de agentes multiplicadores em Educação Ambiental oferecidos aos atores sociais, cada curso constituído de três fases, cada fase de 20 horas (totalizando 60 horas por município). As fases foram intercaladas por seminários, palestras, aula de campo e ciclo de oficinas. Além de elaboração e aplicação de projetos nos municípios e realização de Encontro de Agentes Multiplicadores em Educação Ambiental do Estado da Paraíba, o qual constituiu a culminância do processo de sensibilização e formação. Dentre os impactos positivos resultantes do processo de formação em Educação Ambiental observados no município de Cabaceiras-PB, destacam-se: o destino correto dos resíduos de serviço de saúde, implantação do sistema de compostagem na escola, horta e sensibilização dos educandos, no sentido de contribuir para a limpeza do ambiente escolar e participar das decisões locais. Envolvimento dos atores sociais nas discussões das políticas públicas locais e estaduais, a exemplo de audiência pública sobre o lixão da cidade, I Conferência Municipal de Meio Ambiente, 4ª Conferência Estadual de Meio Ambiente da Paraíba e no debate sobre a Política Estadual de Resíduos Sólidos. Dentre os impactos positivos identificados em Olivedos destacam-se: mudanças de percepção ambiental (100%); maior entendimento do bioma Caatinga, elaboração de projeto por parte dos participantes, os quais desenvolveram ações, como o mutirão de limpeza às margens do açude Canãa, retirando 20 sacos de resíduos e implantação da coleta seletiva em uma escola pública municipal e participação nas discussões voltadas ao gerenciamento dos resíduos sólidos. Verificamos que a formação em Educação Ambiental é imprescindível para provocar um novo cenário para ambos os municípios, no entanto, ela deve ser trabalhada de forma contínua e dinâmica, de modo que possa contribuir para a formação de cidadãos críticos, ambientalmente comprometidos e sabedores de seus direitos e deveres perante a sociedade.
Descrição: BARBOSA, M. I. de A. Análise comparativa dos impactos provocados a partir da formação em educação ambiental em Cabaceiras e Olivedos, Paraíba. 2013. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7193
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Ivanilza de Araújo Barbosa.pdfMaria Ivanilza de Araújo Barbosa1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.