Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7194
Título: Desterritorialização da Psicologia: Possibilidades e limitações da Psicoterapia online
Autor(es): Soares, Ysabel Cristina Dutra Serafim
Palavras-chave: Desterritorialização
Virtualidade
Psicoterapia
Data do documento: 21-Mai-2015
Resumo: Este artigo de conclusão do curso de Psicologia visa realizar um estudo exploratório acerca das limitações e possibilidades de uso das tecnologias cibernéticas, notadamente as vídeoconferências, como meio de realização das chamadas psicoterapias on-line. Justificativas: Tal trabalho se impõe, considerando-se a urgente necessidade de compreender e avaliar uma nova realidade que começa a se configurar a partir do rompimento entre o “real” e o “virtual” na vida dos sujeitos pós-modernos e que, no campo da Psicologia Clínica, serve de embasamento à Psicoterapia on-line. Objetivos: Sendo papel de todo estudante/pesquisador atentar para aquilo que de novidade se lhe apresente, discute-se a psicoterapia on-line a partir de questões por isso trazidas à cena psicológica: Quais as fronteiras entre o real e o virtual? Como estão postos tais conceitos na contemporaneidade e no que concerne às teorias e práticas psicológicas? Quais as implicâncias jurídicas relativas a isso que se constitui como fato inegável, a utilização das tecnologias de comunicação on-line com finalidades terapêuticas em Psicologia? Metodologia: Tratando-se de estudo exploratório, exposto sob a forma de ensaio, construído mediante revisão da literatura, as considerações teóricas aqui expostas devem ser entendidas apenas como ponto de partida para futuros trabalhos, dada sobretudo a ausência de produções teóricas sobre a temática investigada. Resultados: O estudo indica a necessidade da realização de trabalhos empíricos mediante os quais se possa conhecer e analisar a percepção de clientes e terapeutas que tenham vivenciando a psicoterapia on-line.
Descrição: SOARES, Y. C. D. S. Desterritorialização da Psicologia: Possibilidades e limitações da Psicoterapia online. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7194
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ysabel Cristina Dutra Serafim Soares.pdfYsabel Cristina Dutra Serafim Soares346.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.