Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7221
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCordeiro, Fernanda Araújo-
dc.date.accessioned2015-06-16T16:03:14Z-
dc.date.available2015-06-16T16:03:14Z-
dc.date.issued2015-06-16-
dc.identifier.otherCDD 302.44-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7221-
dc.descriptionCORDEIRO, F. A. Piati – Inclusão Digital Intergeracional: Entrelaçando saberes, reelaborando aprendizagens. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de final de curso em forma de relatório pauta-se na integração de saberes (inter)disciplinares propostos na educação popular de inspiração Freireana, compartilhados com saberes da educação intergeracional (MANGARONI, 2010, KACHAR, 2001) e saberes da formação continuada (PIMENTA, 2005), voltados à prática do saber informatizado (SETTON, 2010, BETTEGA, 2010), cuja discussão funda-se nas propostas acadêmicas do ensino, pesquisa e extensão. Esta discussão resulta do estágio supervisionado I e II do Curso de Licenciatura em Computação que reúne saberes da Mídia Digital, da formação continuada, da Educação Popular e Intergeracional, focalizando práticas de inclusão digital proporcionada a pessoas idosas, tendo em vista à aquisição e reelaboração de saberes midiáticos úteis à gestão da vida pessoal, familiar e social cotidiana. Metodologicamente, o curso envolveu discussões temáticas, não apenas direcionadas a inclusão digital, mas ao fortalecimento das relações entre diferentes gerações, à proteção, à saúde, à aprendizagem continuada, contribuindo com a sustentabilidade nos relacionamentos etários e intergeracionais. Como docentes da formação inicial observamos que as atividades desenvolvidas no referido curso são de grande importância, tanto para a formação continuada, quanto das aprendizagens para a inclusão social e digital intergeracional, pois proporcionam a sociabilidade entre diferentes gerações; o engajamento continuado nas mídias digitais (leitura, escrita, comunicação, pesquisa, etc), além de permitir a reelaboração de outros saberes necessários ao convívio intergeracional e gestão da vida cotidiana moderna.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Zélia Maria de Arruda Santiagopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectIntergeracionalidadept_BR
dc.subjectInclusão Digitalpt_BR
dc.subjectEducação Popularpt_BR
dc.titlePiati – Inclusão Digital Intergeracional: Entrelaçando saberes, reelaborando aprendizagenspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernanda Araújo Cordeiro.pdfFernanda Araújo Cordeiro947.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.