Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7225
Título: Distribuição espaço-temporal e relações tróficas de três espécies de gerreídeos em um estuário tropical do Nordeste Brasileiro
Autor(es): Araújo, Antônio Limeira Felinto de
Palavras-chave: Segregação Espacial
Peixes
Ictiologia
Data do documento: 16-Jun-2015
Resumo: Os ecossistemas estuarinos possuem uma riqueza em espécies que dependem dos fatores físicos, químicos e biológicos desses habitats costeiros. A família Gerreidae compreende peixes dominantes em estuários. Poucos estudos enfatizando a conservação da ictiofauna foram realizados no Nordeste brasileiro. Portanto, o presente estudo teve como objetivo avaliar a dieta de três espécies da família Gerreidae procurando verificar as possíveis relações tróficas existentes entre esses indivíduos de acordo com o eixo temporal, espacial e ontogenético. As amostragens foram realizadas entre janeiro/2011 a dezembro/2011 em quatro pontos do estuário do rio Mamanguape – PB. Para a coleta dos peixes foi utilizada uma rede de arrasto do tipo picaré. A unidade amostral foi padronizada, com cinco repetições aleatórias, tendo como objetivo a captura de peixes juvenis. Em laboratório os espécimes foram identificados, medidos e pesados. Em seguida, foi realizada a análise do conteúdo estomacal. Para os estudos da composição taxonômica da dieta foram utilizados os métodos descritos por Hyslop para o cálculo de Freqüência Numérica (FN%), Freqüência de Ocorrência (FO%) e Freqüência Volumétrica (FV%). Posteriormente foi aplicado o Índice de Importância Relativa (IRI%). Foram coletadas 630 amostras com os maiores números registrados durante o período chuvoso. De acordo com a análise espacial, temporal e ontogenética, as espécies estudadas tiveram uma dieta constituída principalmente por micro-crustáceos (copépodes). A segregação espacial foi mais significante sugerindo-se que esse mecanismo funciona como uma estratégia desenvolvida para diminuir a competição interespecífica sobre os principais recursos alimentares utilizados por esses indivíduos.
Descrição: ARAÚJO, A. L. F. de. Distribuição espaço-temporal e relações tróficas de três espécies de gerreídeos em um estuário tropical do Nordeste Brasileiro. 2013. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7225
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antônio Limeira Felinto de Araújo.pdfAntônio Limeira Felinto de Araújo1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.