Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7228
Título: As curvas de abundância e biomassa podem ser utilizadas como indicadores do estado ecológico em reservatórios do semiárido?
Autor(es): Medeiros, Carlinda Raílly Ferreira
Palavras-chave: Biomonitoramento
Ecossistemas aquáticos
Macroinvertebrados
Data do documento: 6-Jul-2015
Resumo: Os macroinvertebrados bentônicos são comumente utilizados como ferramenta para avaliação do estado ecológico em ecossistemas aquáticos continentais, pois os aspectos estruturais da comunidade estão associados a magnitude de impactos ambientais. O presente estudo objetivou avaliar o método ABC (abundance biomass comparison) para classificação da qualidade ecológica em reservatórios do trópico semiárido utilizando a comunidade de macroinvertebrados bentônicos. Foram amostrados 40 pontos na região litorânea dos reservatórios Epitácio Pessoa e Argemiro de Figueiredo na Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba-PB durante o período de maior e menor volume hídrico nos anos de 2011 e 2012. Foram plotadas curvas ABC, aplicadas para estimar a qualidade ecológica baseando-se na comparação da tendência da curva com valores cumulativos da dominância em termos de abundância e biomassa. Em comparação, para classificação dos níveis de impacto antropogênico dos reservatórios foram aplicados 10 protocolos de caracterização de habitats físicos da USEPA em cada ponto de amostragem. As curvas ABC, mostraram que o reservatório Argemiro de Figueiredo apresentou níveis moderados de poluição, nos períodos de menor (w=0,024) e maior volume hídrico (w=0,009), porém as métricas do protocolo de caracterização de habitats físicos mostrou que 60% do reservatório possui boa qualidade ambiental, 30% com níveis de perturbação moderado e 10% impactado. As curvas ABC para o reservatório Epitácio Pessoa mostraram que o mesmo apresentou níveis moderados de poluição no período de maior (w=0,207) e no período de menor volume hídrico (w=0,046), e as métricas do protocolo de caracterização de habitats físico classificaram o reservatório em 30% com boa qualidade ambiental, 60% moderadamente perturbado e 10% com níveis de perturbação impactado. As curvas ABC mostraram-se uma relevante ferramenta para avaliação da qualidade ecológica quando relacionadas a outros parâmetros. No entanto, devido as caracterização moderada em ambos os reservatório, mais estudos são necessários para melhor compreensão da eficiência das curvas ABC.
Descrição: MEDEIROS, C. R. F. As curvas de abundância e biomassa podem ser utilizadas como indicadores do estado ecológico em reservatórios do semiárido? 2013. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7228
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carlinda Raílly Ferreira Medeiros.pdfCarlinda Raílly Ferreira Medeiros2.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.