Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7230
Título: Análise das dificuldades enfrentadas por alunos das graduações em TI na elaboração dos TCCs
Autor(es): Araújo, David Emanuel Franklin
Palavras-chave: Dificuldade escolar
Trabalho científico
Pesquisa científica
Data do documento: 6-Jul-2015
Resumo: A passagem do aluno pela graduação envolve inúmeros esforços pessoais para superar as mais diversas dificuldades. O período que engloba a fase de elaboração de trabalhos monográficos ou TCCs apresenta-se como um dos principais desafios a serem superados, uma vez que o graduando possivelmente terá pela primeira vez contato tão direto com a pesquisa científica, e por ser esse talvez, o primeiro contato é que venham a surgir tantas dificuldades nesse processo. O presente trabalho busca identificar, no contexto das decisões a serem tomadas na realização de um trabalho de conclusão de curso, quais fatores influenciam negativamente e positivamente nessas decisões e, por consequência, na sua produção. Para isso adotou-se o uso de um questionário eletrônico que foi aplicado com graduandos de três cursos superiores diferentes na área da computação e tecnologia. Os dados dessa pesquisa foram analisados através do uso de estatística descritiva envolvendo os percentuais de suas respostas. Essa análise foi feita com o objetivo de identificar a validade das seguintes hipóteses: 1) O principal obstáculo ao aluno na definição do TCC reside nas indecisões destes quanto a em que área da computação enveredar sua pesquisa de TCC. 2) A motivação do aluno no curso é fator determinante para a tomada de decisões quanto ao que estudar e trabalhar no TCC; 3) Principal fator influenciador e auxiliador na tomada de decisões para o TCC é a afinidade do graduando com determinada área do conhecimento; 4) Sucesso no TCC depende da boa escolha e definição acerca de área e tema a serem estudados. Como resultados obtidos da pesquisa, verificou-se que das hipóteses acima citadas, duas (hipóteses 1 e 3) foram aceitas e validadas e outras duas (hipóteses 2 e 4) não foram verificadas como válidas. E por fim, o trabalho tornou possível fazer apontamentos acerca de campos a serem explorados e pesquisados a combater as dificuldades apontadas.
Descrição: ARAÚJO, D. E. F. Análise das dificuldades enfrentadas por alunos das graduações em TI na elaboração dos TCCs. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7230
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - David Emanuel Franklin Araújo.pdfDavid Emanuel Franklin Araújo985.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.