Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7254
Título: Avaliação do risco de quedas e sua relação com o equilíbrio em pacientes hemiparéticos crônicos submetidos à intervenção fisioterapêutica
Autor(es): Silva Júnior, João Rodrigues da
Palavras-chave: Acidente vascular cerebral – AVC
Equilíbrio corporal
Capacidade motora
Acidentes por quedas
Data do documento: 15-Jul-2015
Resumo: Introdução: O Acidente Vascular Cerebral (AVC) manifesta-se como a primeira causa mundial de incapacidades. A hemiparesia afeta o controle motor voluntário do hemicorpo acometido. Lesões no Sistema Nervoso acarreta déficits no equilíbrio, representando uma preocupação de saúde pública, devido associação com quedas. Objetivo: Avaliar o risco de quedas e sua relação com o equilíbrio em indivíduos acometidos por AVC submetidos à intervenção fisioterapêutica na Clínica Escola de Fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba. Materiais e Métodos: A amostra foi composta por 12 indivíduos com diagnóstico clínico de AVC em fase crônica. Foi utilizado um questionário estruturado para caracterização do perfil sociodemográfico e clínico. Em seguida, foram avaliados o grau de incapacidade funcional através da Escala de Rankin, o risco de quedas e o equilíbrio com a Escala de Tinetti. Para comparar todos os testes foi considerado um intervalo de confiança de 95% e significância estatística de p<0,05 e para os valores das escalas de Rankin e Tinetti, pré e pósintervenção fisioterapêutica, utilizou-se o teste de Wilcoxon. Os dados foram obtidos por meio do pacote estatístico SPSS 18.0. Resultados: A idade média foi de 64 ± 13,1 anos, com 58,3% do gênero feminino. Quanto aos dados clínicos, 83,3% dos hemiparéticos apresentaram AVC isquêmico. Foi verificado aumento significativo (p<0,01) na pontuação da escala de Tinetti quando comparado antes da intervenção, 17,1 pontos (±6,1), e após, 20,2 pontos (±5,4). Conclusão: Os resultados deste estudo indicam melhora nas condições de equilíbrio dos pacientes, passando de um estado de risco de quedas alto para moderado.
Descrição: SILVA JÚNIOR, J. R. da. Avaliação do risco de quedas e sua relação com o equilíbrio em pacientes hemiparéticos crônicos submetidos à intervenção fisioterapêutica. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7254
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Rodrigues da Silva Júnior.pdfJoão Rodrigues da Silva Júnior658.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.