Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/728
Título: Explorando funções polinomiais com o auxílio do graphmatica em uma escola da zona rural
Autor(es): Silva, Ana Lúcia da
Palavras-chave: Educação Matemática
Função polinomial
Graphmatica
Ensino de Matemática
Data do documento: 9-Nov-2012
Resumo: A pesquisa, aqui descrita, relata uma investigação de caráter quantitativo e qualitativo, que teve como objetivo investigar a apropriação de conceitos relativos à função polinomial do 1º grau, utilizando o aplicativo Graphmatica por alunos do 1º Ano do Ensino Médio. Com esse objetivo em mente, o estudo se propôs a responder aos seguintes questionamentos: Qual o resultado que se obtém quando os alunos são direcionados para construírem o saber matemático sem, contudo, serem direcionadas as respostas? Como o aluno se comporta diante de uma pesquisa de investigação utilizando o computador? Como se dá a aprendizagem deste aluno, mediante a utilização do computador? Como o computador pode ajudar no processo de ensino aprendizagem de Matemática? Como o uso desses recursos pode contribuir para melhorar o ensino-aprendizagem dos conteúdos de funções polinomiais? Para tanto, realizamos um estudo com alunos do 1º Ano do Ensino Médio de uma escola pública na Zona Rural do Município de Barra de Santana-PB. A pesquisa foi realizada através de Exercícios (Avaliação Inicial e Avaliação Final); Questionários, observação participante e a intervenção com o aplicativo Graphmatica. O estudo está fundamentado na Teoria das Situações Didáticas e do Contrato Didático desenvolvida na escola francesa por Guy Brousseau. A princípio, o conteúdo função polinomial do 1º grau teve abordagem convencional, com uma pequena revisão através de aulas expositivas. Em um segundo momento foi aplicado uma avaliação inicial para verificar os conhecimentos prévios dos alunos. Foram aplicados Questionários, antes e depois da intervenção com o Graphmatica. Após a intervenção, os alunos realizaram uma Avaliação Final. Buscou-se nessa pesquisa verificar e comparar o ensino desse conteúdo na forma tradicional e o ensino com o auxílio do aplicativo. O ambiente de pesquisa foi a própria sala de aula. Os dados analisados indicaram que o uso do computador, mas especificamente, do aplicativo Graphmatica, são contextos frutíferos para aprendizagem, pois possibilita a construção de gráficos e a observação de relações entre pontos notáveis nos gráficos, cortes em eixos, simulações de aplicações no cotidiano, entre outras funcionalidades. A pesquisa contribui também para a conscientização do uso da Tecnologia como ferramenta de aprendizagem, em especial para o ensino de Matemática.
Descrição: SILVA, A. L. da. Explorando funções polinomiais com o auxílio do graphmatica em uma escola da zona rural. 2011. 68f. Monografia (Especialização em Educação Matemática Para Professores do Ensino Médio). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/728
Aparece nas coleções:I - EMPEM - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Lúcia da Silva 1.pdfAna Lúcia da Silva Parte 11.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Ana Lúcia da Silva 2.pdfAna Lúcia da Silva Parte 2692.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.