Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/729
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Euvânia Barbosa dos-
dc.date.accessioned2012-11-09T13:30:13Z-
dc.date.available2012-11-09T13:30:13Z-
dc.date.issued2012-11-09-
dc.identifier.otherCDD 510.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/729-
dc.descriptionSANTOS, E. B. dos. Interações entre as linguagens natural e matemática: algumas reflexões por meio do conceito de intervalo. 2011. 554f. Monografia (Especialização em Educação Matemática Para Professores do Ensino Médio). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho objetiva investigar questões relativas à linguagem matemática identificando o grau de compreensão e as dificuldades encontradas pelos alunos em dominar a linguagem matemática e sua simbologia. Para alcançar os objetivos propostos neste trabalho, empregou-se a técnica de aplicação de questões em sala de aula com os alunos do primeiro ano do Ensino Médio do turno noturno da Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Conselheiro José Braz do Rêgo, localizada na cidade de Boqueirão-PB. Para a realização dessa pesquisa contamos com a contribuição das idéias de alguns teóricos, como David Pimm, Bruno D`Amore, Carmem Gómez-Granell e Romulo Campos Lins, assim como dos Parâmetros Curriculares Nacionais, que permitiram concluir que existe uma inter-relação entre a linguagem matemática e a linguagem natural. É na incessante evolução do tempo que o homem busca novas visões, interpretações e vivências. Infelizmente essas novas visões não estão abrangendo todas as áreas de conhecimento, ficando cada vez mais evidentes as dificuldades encontradas na capacidade do aluno de entender a linguagem matemática. A maioria dos alunos conclui o Ensino Médio sem conseguir compreender a Matemática quando ela está escrita com sua simbologia, como quando se trata do conteúdo intervalo por ter uma vasta quantidade de símbolos nele contido, dificultando o entendimento na hora de resolver situações-problema que surgem no seu cotidiano. Sabemos que nas aulas de matemática a metodologia aplicada em vez de contribuir para o desenvolvimento da capacidade dos educandos, está contribuindo para transformá-la na disciplina mais odiada, menos desejada, monstruosa, sem significado, conforme resultados analisados nas questões aplicadas com os alunos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: José Joelson Pimentel de Almeidapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectLinguagem matemáticapt_BR
dc.subjectSímbolos matemáticospt_BR
dc.titleInterações entre as linguagens natural e matemática: algumas reflexões por meio do conceito de intervalopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EMPEM - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Euvânia Barbosa dos Santos.pdfEuvânia Barbosa dos Santos906.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.