Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/741
Título: Caracterização de idosos autônomos com queixas de dor: estudo de caso em uma Unidade Básica de Saúde da Família - Campina Grande, PB
Autor(es): Queiroz, Isa Raquel Soares de
Palavras-chave: Idoso
Dor muscular
Atenção básica
Enfermagem
Data do documento: 23-Nov-2012
Resumo: O estudo em tela teve por objetivo caracterizar os idosos participantes, além de identificar queixas de dor e doenças referidas; descrever características, local e frequência da dor e tecer associações entre as variáveis investigadas. Trata-se de um estudo de caso descritivo, com abordagem quantitativa. A amostra do estudo foi composta por 70 pessoas com idade maior de 60 anos, autônomas e cadastradas na Equipe II da UBSF Bonald Filho, localizada no bairro Monte Santo em Campina Grande, PB. O instrumento de coleta de dados foi composto por variáveis sociodemográficas e clínicas. Com a aplicação do Teste Qui-quadrado verificou-se diferença estatística significante entre presença de dor e sexo (p=0,020) e dor e escolaridade (p=0,002). Diante dos resultados deste estudo constatou-se que a dor interfere de maneira negativa na capacidade funcional dos idosos e que são necessários maiores informações por parte dos profissionais de enfermagem, em especial da atenção básica a respeito da mensuração da dor, além das consequências que esta pode acarretar. Tendo em vista que a pouca informação a respeito do conteúdo pode acarretar um despreparo e consequente banalização do impacto que a dor causa no idoso.
Descrição: QUEIROZ, I. R. S de. Caracterização de idosos autônomos com queixas de dor: estudo de caso em uma Unidade Básica de Saúde da Família - Campina Grande, PB. 2012. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/741
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Isa Raquel Soares de Queiroz.pdfIsa Raquel Soares de Queiroz542.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.