Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/746
Título: Planejamento familiar: atuação de acadêmicos de enfermagem na extensão universitária
Autor(es): Costa, Felippe Xavier Lopes da
Palavras-chave: Planejamento familiar
Saúde da mulher
Promoção da saúde
Data do documento: 23-Nov-2012
Resumo: A Lei N° 9.263 de 12 de Janeiro de 1996, assegura que o planejamento familiar é direito de todo cidadão e relata que o planejar a família é um conjunto de ações de regulação da fecundidade que garante direitos iguais perante a constituição no aumento ou limitação da prole pelo homem, pela mulher ou pelo casal e ainda faz ações de atenção à saúde da mulher, do homem ou do casal; visando o atendimento global à saúde. Com a disposição dos métodos de anticoncepção existente no mercado fica cada vez mais fácil fazer o planejamento, no tocante de concepção ou de anticoncepção. O presente estudo teve como objetivo sensibilizar quanto à importância do planejamento familiar. O método utilizado partiu da identificão da população alvo, para a realização de ações educativas. As atividades desenvolvidas foram palestras e exposição dos métodos contraceptivos existentes, adequando à realidade da população, além de estimular o uso de camisinha como um método contraceptivo e preventivo de IST/HIV; proporcionando orientações sobre o planejamento familiar, convidando os homens a participarem, na perspectiva de contribuir para a redução dos níveis de miséria e pobreza; contribuindo para promoção de uma concepção consciente. A ações foram realizadas através do LABIT, em diferente locais, como (Associações de Moradores de bairros periféricos de Campina Grande, SEST/SENAT, Sitio Lucas e no Município de Montadas. Concluímos a pesar dos homens não participarem das Ações as mulheres sempre se faziam presente e interessada em saber mais sobre o que tratava a Política do Planejamento Familiar, procurando saber quais os métodos que existiam para a anticoncepção e como usá-los. A experiência vivida nas ações do projeto contribuiu para o nosso crescimento teórico e prático, fazendo valer o papel de cidadania, através da educação em saúde na Atenção Básica e da troca de experiência entre Acadêmicos e Usuárias do SUS, elementos de grande importância para a nossa vida profissional.
Descrição: COSTA, F. X. L da. Planejamento familiar: atuação de acadêmicos de enfermagem na extensão universitária. 2012. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/746
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Felippe Xavier Lopes da Costa.pdfFelippe Xavier Lopes da Costa691.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.