Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7832
Título: Desenvolvimento do algodoreiro (Gossypium hirsutum l.) colorido BRS Rubi sob estresse salino em função da adubação orgânica
Autor(es): Silva, Gilmar Gomes da
Palavras-chave: Crescimento
Salinidade
Húmus
Data do documento: 6-Nov-2015
Resumo: O algodoeiro (Gossypium hirsutum L.) é uma espécie cultivada em várias regiões do Brasil e do mundo, destacando-se no agronegócio mundial pela utilização dos seus produtos e subprodutos. Com o intuito de prever novas necessidades e antecipar tecnologias, objetivou-se avaliar o desenvolvimento do algodoeiro (Gossypium Hirsutum L.) colorido BRS rubi sob estresse salino e fertilizantes orgânicos. Foram estudados os efeitos de quatro níveis de salinidade na água de irrigação (N1 = 0,8; N2 = 3; N3 = 4,5; N4 = 6 dS/m quantidades de húmus de minhocas (Q1= 0,0; Q2= 1; Q3= 2; Q4=3 kg/vaso) no crescimento e produção orgânica do algodoeiro colorido BRS Rubi. O ensaio foi conduzido em condições de ambiente protegido, no setor de viveiricultura, no Centro de Ciências Humanas e Agrárias, no Campus-IV da Universidade Estadual da Paraíba. O delineamento experimental utilizado foi em delineamento inteiramente casualizado (DIC), com quatro repetições. Os dados experimentais foram submetidos à análise de variância, sendo os efeitos dos tratamentos avaliados pelo teste F, enquanto que as médias foram comparadas pelo teste de Tukey. Conclui-se que a cultura do algodão BRS Rubi apresentou efeito dos níveis de salinidade sobre o número de folhas e área foliar unitária, apresentando nível ótimo de salinidade na -1 água de irrigação de 3,05 dS/m para o maior número de folhas, com redução acima do limite ótimo, já para a quantidade ótima de húmus de minhocas proporcionou maior número de folhas de 1,9 kg/vaso. No entanto, com a aplicação crescente dos níveis de salinidade, houve uma redução do número de sementes por capulhos.
Descrição: SILVA, G. G. da. Desenvolvimento do algodoreiro (Gossypium hirsutum l.) colorido BRS Rubi sob estresse salino em função da adubação orgânica. 2015. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7832
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gilmar Gomes da Silva.pdf848.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.