Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7835
Título: Algumas reflexões sobre a aquisição da língua de sinais e da língua portuguesa por indivíduos surdos
Autor(es): Sousa, Maria Rita da Silva
Palavras-chave: Surdo
Libras
Língua portuguesa
Aquisição
Data do documento: 6-Nov-2015
Resumo: Considerando que a língua desempenha um papel fundamental na construção dos sujeitos, e que é por meio dela que compreendemos a sociedade e estabelecemos nossas relações interativas, o presente artigo pretende discutir alguns aspectos essenciais sobre aquisição da Língua Portuguesa e a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) por sujeitos Surdos, no que se refere ao desenvolvimento dessas línguas. Essa pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, justifica-se pelo interesse temático e pela necessidade própria de como futura docente compreender melhor como ocorre o processo de aquisição dessas línguas pelo sujeito Surdo. Desse modo, este artigo foi desenvolvido à luz dos estudos de alguns teóricos como: Vygotsky (1989,1991), Quadros & Karnopp (2004) Quadros (1997), Costa (2003), Goldfeld (2002), Chomsky (1997) entre outros, por tratarem da questão da aquisição da língua(gem). Esperamos que esta pesquisa venha contribuir para que outros pesquisadores possam ampliar essas discussões e/ou trazer aspectos novos sobre o tema em questão, pois os Surdos são sujeitos com características linguísticas particulares e que têm, como as demais pessoas, necessidade de uma língua ativa e viva que lhes permita ampliar e conviver como seres sociais e culturais.
Descrição: SOUSA, M. R. S. Algumas reflexões sobre a aquisição da língua de sinais e da língua portuguesa por indivíduos surdos. 2015. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7835
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Rita da Silva Sousa.pdf576.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.