Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/789
Título: Análise dos conteúdos de ensino propostos pelos professores de Educação Física nas escolas de Ensino Fundamental II da rede pública de Campina Grande-PB
Autor(es): Nascimento Neto, Severino Santino do
Palavras-chave: Educação física escolar
Formação docente
Atuação profissional
Data do documento: 31-Jan-2013
Resumo: O presente estudo tem como tema a análise dos conteúdos de ensino propostos pelos professores de educação física nas escolas de ensino fundamental II da rede pública de Campina Grande-PB. O objetivo foi: identificar e analisar os conteúdos utilizados pelos professores de Educação Física no Ensino Fundamental II da Rede Pública de Campina Grande-PB. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva, recorrendo a uma entrevista semi-estruturada. A amostra foi composta por 07 professores de 07 escolas diferentes, sendo os sujeitos formados em Educação Física, sendo três professores da rede estadual de ensino e 04 da rede municipal de ensino. A entrevista foi gravada e transcrita na íntegra e os dados foram analisados no sentido de identificar categorias. Os resultados indicam que existem algumas limitações quanto à abordagem de conteúdos, uma vez que não havia preocupação em trabalhar os conteúdos da Educação Física, mas apenas alguns deles, como: esporte e jogos pré-desportivos. Em relação ao tema dança, ginástica e lutas observamos a não preocupação que estes recebem por parte dos professores dentro das aulas de Educação Física. Já relacionado à Cultura Corporal, enquanto perspectiva pedagógica, alguns professores apresentaram elementos dos conteúdos presentes no universo da cultura corporal, mas demonstram falta de compreensão sobre a perspectiva teórica. Hoje, o mundo do trabalho busca profissionais comprometidos com a realidade em que atuam e não instrutores, por isso, o profissional tem que continuar buscando formação para suprir as necessidades de sua atuação, para que possa realizar um trabalho compatível com as necessidades de formação dos seus alunos.
Descrição: NASCIMENTO NETO, S. S. do. Análise dos conteúdos de ensino propostos pelos professores de Educação Física nas escolas de Ensino Fundamental II da rede pública de Campina Grande-PB. 2012. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/789
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Severino Santino do Nascimento Neto.pdfSeverino Santino do Nascimento Neto355.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.