Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/790
Título: Histórico de atividade física de dependentes químicos de crack em tratamento na Fazenda do Sol em Campina Grande-PB
Autor(es): Costa, Liliane Emmanuelle Pinto da
Palavras-chave: Atividade física
Dependente químico
Crack
Data do documento: 31-Jan-2013
Resumo: A dependência química é uma doença bastante comum na atualidade, caracterizada pelo consumo excessivo de drogas, que são substâncias capazes de atuar sobre o organismo, alterando seu funcionamento. Dentre estas, podemos dizer que o crack é uma droga devastadora capaz de alterar as capacidades funcionais do indivíduo, provocando graves danos ao usuário. O trabalho do profissional de educação física contribui efetivamente na promoção da qualidade de vida, por atuar no desenvolvimento físico e mental, e é um meio eficiente de proporcionar prazer ao corpo, fazendo desta prática não só como um método de tratamento da dependência química, mas também como meio preventivo. Desta forma, este estudo tem como objetivo principal analisar o histórico de atividades físicas pregressas ao uso de drogas em dependentes químicos de crack em tratamento da Fazenda do Sol, na cidade de Campina Grande-PB e analisar a visão destes quanto à importância da prática regular de atividades físicas na prevenção e tratamento da dependência. Para este fim, foi realizada um entrevista individual semi-estruturada com os dependentes químicos em tratamento. Este estudo justifica-se pela relevância de analisar e melhor entender as contribuições da atividade física para dependentes químicos, considerando o perfil sociodemográfico dos entrevistados, assim como o motivo da evasão da prática de atividades físicas relatadas. Para este fim foi realizada uma entrevista individual semi-estruturada com os dependentes químicos em tratamento. De acordo com os resultados do estudo realizado, ao analisar o histórico de atividade física de dependentes químicos em tratamento, observa-se que a educação física se relaciona, de forma benéfica, diretamente a dependência química, tanto no tratamento quanto na prevenção. E tal benefício é constatado pelos relatos dos entrevistados.
Descrição: COSTA, L. E. P. da. Histórico de atividade física de dependentes químicos de crack em tratamento na Fazenda do Sol em Campina Grande-PB. 2012. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/790
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Liliane Emmanuelle Pinto da Costa.pdfLiliane Emmanuelle Pinto da Costa1.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.