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Título: Tecendo os fios da memória: da cultura escolar às representações históricas da Escola Cenecista São José (1974 - 1999)
Autor(es): Lima, Arthur Rodrigues de
Palavras-chave: Educação
História
Memória
Data do documento: 19-Jun-2015
Resumo: Diante das últimas discussões e reflexões no campo de estudos da história das instituições escolares, o presente trabalho visa problematizar a história da Escola Cenecista São José, no distrito de São José da Mata em Campina Grande-PB, a partir do ideal de educação Cenecista. Logo, nosso intuito é perceber as práticas e maneiras de fazer do cotidiano escolar da CNEC São José, como se deu o processo de constituição da cultura escolar da comunidade ali existente e quais as representações construídas em torno deste cotidiano. Portanto nos dedicaremos a analise das entrevistas realizadas com ex-professores, ex-alunos, e ex-funcionários, que faziam o dia-a-dia da vida escolar daquela unidade educacional, tendo consciência de que tais reflexões só se tornaram possíveis no âmbito da história da educação a partir dos anos 90. De acordo com o exposto, nosso objetivo geral é buscar compreender, no contexto da história da educação campinense, a trajetória da CNEC em São José da Mata, a partir da memória docente e discente e da cultura escolar produzida no período de 1974 á 1999, analisando a história da CNEC no contexto da realidade social e educacional de São José da Mata, enfatizando sua importância para a memória histórica da educação campinense, mostrando a partir das narrativas de ex-alunos e de ex-docentes as representações construídas sobre esta escola através da produção da cultura escolar, evidenciando práticas cotidianas do período recortado para estudo e também identificando como, no contexto da História da educação campinense, a partir da realidade histórico social de São José da Mata, emergiu a Escola Cenecista São José e sua importância para compreendermos a educação no município. Nosso trabalho esta aportado numa revisão bibliográfica, em que discutimos o conceito de representações a partir de Chartier (2002), o conceito de disciplinamento em Foucault (1975), o conceito de práticas em Certeau (1998) e também as concepções de cultura escolar a partir de Julia (2001) e Nóvoa (1999), em virtude do trabalho com a história oral temática, recorreremos às contribuições de Freitas (2002) e Nora (1981) para a discussão sobre memória. Também iremos recorrer a outras fontes como relatórios de atividades, fotografias, que de acordo com Lima (2012) configuram-se em importantes fontes históricas, desde que o historiador esteja atento aos usos sociais feitos destas e sua devida problematização, que em muito vieram proporcionar o enriquecimento da pesquisa deste trabalho, buscando analisar as relações entre os sujeitos educativos, a comunidade e a instituição escolar. Dessa forma pretendemos discutir a memória educacional de São José da Mata a partir da Escola Cenecista São José e como esta contribuiu e se configurou como uma experiência singular para a história da educação em Campina Grande devido à dubiedade jurídica da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade, sua natureza semiprivada, e sua iniciativa de democratização do ensino secundário em comunidades carentes do interior do país.
Descrição: Lima, A. R. de. Tecendo os fios da memória: da cultura escolar às representações históricas da Escola Cenecista São José (1974 - 1999). 2015. 93f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7916
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