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dc.contributor.authorBezerra, Daniel Almeida-
dc.date.accessioned2015-11-16T12:46:45Z-
dc.date.available2015-11-16T12:46:45Z-
dc.date.issued2014-11-11-
dc.identifier.otherCDD 372.89-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7927-
dc.descriptionBezerra, D. A. Jornadas de junho de 2013: tema propositivo ao ensino e à apreensão política do conhecimento geográfico no ensino médio. 2014. 136f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.pt_BR
dc.description.abstractNesta pesquisa apresentamos as jornadas de junho de 2013 como tema/proposta de uma reflexão para as aulas de geografia no ensino médio. Trata-se de apresentar um conjunto de reflexões/indagações acerca das Jornadas de Junho em relação ao seu acolhimento reflexivo e crítico na escola pelos discentes do 3º ano do ensino médio e pelos respectivos professores(as) de geografia. Neste sentido indaga-se: quais os posicionamentos políticos de estudantes do 3º Ano do ensino médio e, de professores de geografia frente ao fenômeno das Jornadas de junho de 2013? Foram aplicados questionários aos discentes de três escolas da cidade de Campina Grande-PB – Monte Carmelo, Hortênsio de Souza Ribeiro (Premen) e Nenzinha Cunha Lima. Assim como também foram realizadas entrevistas com os professores de geografia das respectivas escolas. A fundamentação teórica e metodológica da pesquisa está centrada, especialmente, nas obras Cidades Rebeldes (2013) e Jornadas de Junho (2013). Nestes termos, o objetivo geral dela é o de verificar e avaliar nas aulas de geografia do ensino médio o acolhimento do tema jornadas de junho de 2013 por parte dos professores de geografia e de seus alunos no ensino médio. Na procura por um sentido uníssono, uma representação, uma imagem clara de si mesma, as mobilizações sociais de junho de 2013 encontram na atual pauta de reforma política assento. Concluiu-se que as jornadas de junho de 2013 não foram um movimento antipolítica, mas sim um conjunto de mobilizações pela política, pelo ajustamento da conduta dos políticos – também pela evidência da legitimidade da ocupação do espaço público da cidade, pela força centrífuga/centrípeta que fizera espraiar-se no território brasileiro a necessidade do debate político e este desafio cabe em grande medida a nós geógrafos(as), professores do ensino médio.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Rafael Albuquerque Xavierpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectJornadas de Junho - Manifestação Popularpt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectTrabalho em Sala de Aulapt_BR
dc.titleJornadas de junho de 2013: tema propositivo ao ensino e à apreensão política do conhecimento geográfico no ensino médiopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:30 - TCC

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