Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7931
Título: A recolocação da Feira Central de Queimadas - PB: os problemas advindos com esta ação municipal
Autor(es): Tavares, Luciana Teófilo
Palavras-chave: Feira Livre
Comércio Informal
Organização Espacial
Urbanização
Data do documento: 17-Jun-2015
Resumo: Historicamente, as feiras livres contribuíram na consolidação do processo de urbanização dos municípios brasileiros. A atividade praticada desde a antiguidade fortaleceu o comércio, contribuindo para o surgimento dos núcleos urbanos, que com o crescimento e aglomeração das áreas centrais sucedeu-se o fato das feiras livres passando a serem consideradas sinônimas de incômodo e transtorno urbanístico, por apresentarem características típicas de desorganização, atraso e sujeira. Portanto, o objetivo central deste trabalho ressalta a importância da feira central como fator de organização espacial no município de Queimadas-PB, no qual buscou fazer um levantamento do processo de descentralização urbana da mesma. O procedimento metodológico empregado teve como base levantamento do material teórico, documental e o método utilizado foi o quali-quantitativo, que teve um caráter exploratório descritivo, a fim de estimular os entrevistados a pensar e falar livremente sobre tema alvo da pesquisa. Considera-se que, a pesquisa quantitativa é a mais adequada para averiguar opiniões e atitudes dos entrevistados, pois se utilizou instrumentos padronizados (questionários), por meio da pesquisa de campo (in loco). Os resultados e discussão demonstraram que o processo de descentralização da feira de Queimadas é um dos fatores mais recente ocorrido na cidade, devido à grande aglomeração de pessoas nos dias de feira no núcleo central. Atualmente, o Mercado Público Municipal encontra-se situado em um espaço distante do centro da cidade, fato este que causa a insatisfação dos feirantes, conforme a pesquisa realizada. Conclui-se que Queimadas detêm na sua formação histórica como foco primordial a feira livre, que foi e é um forte indício de sua fixação e consolidação, a referida, manteve-se por muitos anos como um fator expressivo na economia contribuindo de forma estável para o município. A descentralização da mesma consistiu-se imprescindível a fim de atender o processo de rearranjos que a área central necessitava, a feira foi “revitalizada” e descentralizada, fato que ocasionou o seu declínio e a retirou do cotidiano dos seus frequentadores.
Descrição: Tavares, L. T. A recolocação da Feira Central de Queimadas - PB: os problemas advindos com esta ação municipal. 2015. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7931
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luciana Teófilo Tavares.pdf1.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.