Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7941
Título: Pedra do Convento: mitologias de uma comunidade rural - Itatuba - PB
Autor(es): Souza, José Lukas Pereira de
Palavras-chave: Mitologia
Pedra do Convento
Imaginário Social
Data do documento: 16-Jun-2015
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar as mitologias acerca de uma rocha tida como encantada e milagrosa, existente em uma comunidade rural, localizada no Sítio Serra Velha do município paraibano de Itatuba, que leva o nome Pedra do Convento. O eixo discursivo do trabalho é a relação de olhares que a comunidade compartilha sobre a Pedra e os seus mitos, onde a memória, lembranças e experiências misteriosas dos moradores foram relatadas, por meio de entrevistas, buscando observar o olhar das pessoas mais velhas, e o olhar dos mais jovens da comunidade e quais suas posições acerca desse campo que envolve, mistérios, lendas e crenças. Este trabalho foi realizado numa perspectiva da História Cultural, e o diálogo teórico para fundamentar este trabalho foi feito com alguns estudiosos pertinentes a essa área e assunto, como Roberto Charroux, Carlos Augusto Serbana, Maurice Halbwachs, entre outros, que deram aparatos necessários para o desenvolvimento e realização desse trabalho.
Descrição: Souza, J. L. P. de. Pedra do Convento: mitologias de uma comunidade rural - Itatuba - PB. 2015. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7941
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Lukas Pereira de Souza.pdf13.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.