Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7944
Título: Nas tramas e nos enredos de Mary Del Priore: a mulher em Ao sul do corpo - condição feminina, maternidades e mentalidades no Brasil Colônia
Autor(es): Câmara, Daura Amália do Nascimento
Palavras-chave: Historiografia
Mulher
Brasil
Mary Del Priore
Data do documento: 18-Jun-2015
Resumo: A temática que adere aos estudos sobre as mulheres pode ser considerada recente para História e só insurgiu no século XX. Até então, as vozes femininas eram abafadas e sobrepostas por uma História que privilegiava o herói, o homem branco e da elite. A corrente historiográfica dos Annales, as mudanças de eixos temáticos, alargamento das fontes, além da militância do movimento feminista, sobretudo a Nova História, fizeram com que a partir da década de 1970 o tema mulheres ganhasse mais evidência no cenário internacional, motivando dessa forma, a emergência de uma historiografia das mulheres aqui no Brasil, que colocou em diversos aspectos da história das mulheres, das mais distintas, o que ainda estava no silêncio. Este trabalho se debruça sobre a obra da historiadora Mary Del Priore, em particular, sua tese de doutoramento “Ao Sul do Corpo: Condição feminina, maternidades e mentalidades no Brasil Colônia” (1990), publicado em forma de livro ao ano 1993. A obra exposta constituiu-se como um dos trabalhos pioneiros sobre história das mulheres no Brasil, especialmente estudando a sociedade colonial, tema que pareceu impossível para alguns. Recepciona um ramo da historiografia francesa chamado História das Mentalidades, através do qual permitiu a sua escrita e os aspectos analisados por essa história. Após se tornar pública em forma de livro, permitiu o surgimento de novas produções. Desse modo, vislumbramos também a sua recepção no meio acadêmico com o objetivo de atestar a sua importância e contribuição para os estudos das mulheres no Brasil.
Descrição: Câmara, D. A. do N. Nas tramas e nos enredos de Mary Del Priore: a mulher em Ao sul do corpo - condição feminina, maternidades e mentalidades no Brasil Colônia. 2015. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7944
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daura Amália do Nascimento Câmara.pdf903.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.