Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/796
Título: A influência da atividade física na qualidade de vida e capacidade funcional dos praticantes de ginástica de academia do SESC – Campina Grande-PB
Autor(es): Rocha, Vanessa Rayla Ferreira
Palavras-chave: Qualidade de vida
Ginástica de academia
Atividade física
Data do documento: 31-Jan-2013
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar a influência da atividade física na qualidade de vida e na capacidade funcional de praticantes de ginástica aeróbia do SESC – Campina Grande - PB. A amostra foi composta por 24 mulheres com idade média de 41,08 anos (±5,87), que praticavam ginástica aeróbia a mais de três meses no Sesc Açude Velho - Campina Grande - PB. Para avaliar os níveis de Qualidade de Vida foi aplicado como instrumento o questionário WHOQOL-Bref e para as variáveis da capacidade funcional, especificamente para a flexibilidade, foi aplicado o Teste de Wells e Dillon, também chamado de teste de sentar e alcançar e, para resistência de força, o Teste de Flexão de Braços de Pollock e Wilmore. Com a análise dos resultados obtidos, verificou-se que não existem diferenças estatisticamente significantes entre a qualidade de vida e os componentes de flexibilidade e força muscular (p>0,05). Quanto às variáveis da capacidade funcional observou-se que 54,2% dos indivíduos apresentaram níveis de flexibilidade ruim e 62,5% dos indivíduos apresentaram níveis de resistência de força muscular boa. Porém, mesmo não existindo correlação estatisticamente significante entre as variáveis estudadas, é inquestionável a importância da atividade física para se obter uma melhor qualidade de vida e maiores níveis de capacidade funcional e que ginástica aeróbia é uma excelente atividade física, composta por múltiplos treinamentos que envolvem os aspectos físicos, psicológicos e sociais do indivíduo.
Descrição: ROCHA, V. R. F. A influência da atividade física na qualidade de vida e capacidade funcional dos praticantes de ginástica de academia do SESC – Campina Grande-PB. 2012. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/796
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanessa Rayla Ferreira Rocha.pdfVanessa Rayla Ferreira Rocha818.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.