Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7983
Título: Formação e atuação profissional: apontamentos sobre desvio de função de docentes em duas escolas do município de Sertãozinho - PB
Autor(es): Alves, Carlos Antonio de Farias
Palavras-chave: Desvio de função
Formação
Professores
Disciplina
Data do documento: 15-Jul-2014
Resumo: Este trabalho tem como proposta averiguar a situação que ocorre em muitas escolas brasileiras, que é o desvio de função dos docentes no âmbito escolar. O desvio de função é caracterizado por colocar um profissional em uma área distinta a sua formação. Neste caso, o deslocamento de disciplinas distintas de sua formação. Neste caso, o deslocamento de disciplinas distintas do curso de formação profissional em que são formados, lecionando uma disciplina diferente. Vamos investigar os profissionais da E. E. E. F. M. João de Freitas Mouzinho, escola da rede estadual de ensino, e da E. M. E. F. Ulisses Maurício de Pontes, esta da rede municipal, ambas localizadas na zona urbana do município de Sertãozinho-PB. Como objetivo tentaremos compreender a problemática do desvio de função em meio a atuação e formação dos docentes do município supracitado, assim como seus níveis de formação e as causas que levam a este acontecimento, assim como suas consequências, tanto relacionado à vida profissional do educador e ao desenvolvimento do aprendizado do educando, quanto às resoluções por parte da escola diante dessa problemática. Utilizaremos da pesquisa descritiva do tipo quantitativa e qualitativa obtida por dados coletados por meio de questionário socioeconômico. Usaremos como referencial teórico artigos e documentos que se referem à temática estudada, como SAVIANI, TANURI, MENEZES, MENEGUETTI e GATTI, tratando do contexto histórico da formação docente no Brasil assim como o problema do desvio de função no meio educacional.
Descrição: ALVES, C. A. de F. Formação e atuação profissional: apontamentos sobre desvio de função de docentes em duas escolas do município de Sertãozinho - PB. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7983
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carlos Antonio de Farias Alves.pdfCarlos Antonio de Farias Alves939.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.