Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7990
Título: Avaliação da atividade antibacteriana dos extratos hidroacetônico e hidrometanólico de Pseudobombax marginatum (A. ST.-HIL., JUSS. & CAMBESS) A. Robyns frente a micro-organismos de interesse clínico
Autor(es): Sousa, Adriano Fernandes de
Palavras-chave: Plantas medicinais
Atividade antimicrobiana
Resistência microbiana
Data do documento: 14-Mar-2014
Resumo: A utilização incorreta e indiscriminada dos antimicrobianos habituais têm contribuído para o surgimento da crescente resistência a essas substâncias nos últimos anos, ocasionando importantes implicações para a morbidade, mortalidade e saúde pública. Este cenário estimula e intensifica a procura por substâncias com atividade antibacteriana em fontes alternativas. Portanto, objetivou-se avaliar o potencial antimicrobiano dos extratos hidroacetônico e hidrometanólico das cascas de Pseudobombax marginatum (embiratanha) frente a Enterococos faecalis, Staphylococcus aureus, S. epidermidis, S. saprophyticus, Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae, Proteus mirabilis, Candida albicans, C. kruzei e C. parapsilosis. Os extratos da casca foram obtidos por técnica de ultrassom. O screening microbiológico foi realizado por técnica de disco-difusão em meio sólido, sendo os extratos testados em diluições seriadas. Constatou-se que os extratos apresentaram potencial atividade antimicrobiana frente às espécies bacterianas e ausência de atividade antifúngica, sendo o extrato hidroacetônico mais efetivo que o hidrometanólico. Evidencia-se a importância de se trabalhar com solventes de polaridades distintas. Sugere-se uma maior investigação dos resultados, devendo-se extrair, fracionar, identificar, quantificar, purificar e isolar os fitoquímicos, avaliando sua atividade antimicrobiana e testando-a frente a outros micro-organismos.
Descrição: SOUSA, A. F. de. Avaliação da atividade antibacteriana dos extratos hidroacetônico e hidrometanólico de Pseudobombax marginatum (A. ST.-HIL., JUSS. & CAMBESS) A. Robyns frente a micro-organismos de interesse clínico. 2014. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7990
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adriano Fernandes de Sousa.pdfPDF - Adriano Fernandes de Sousa442.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.