Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7996
Título: Desempenho de filtros aeróbios na nitrificação de efluentes de tanque séptico
Autor(es): Cavalcante, Fábio Fabrício de Sousa
Palavras-chave: Nitrificação
Filtros aeróbios
Tratamento de efluente
Data do documento: 14-Jan-2013
Resumo: No Brasil os níveis de coleta e de tratamento dos esgotos domésticos e industriais são precários caracterizando a problemática do setor sanitário: a maior parte dos resíduos líquidos de origem doméstico e industrial são lançados “in natura” ou mal tratados no ambiente, causando poluição e eutrofização nos corpos aquáticos o que favorece a disseminação de doenças de veiculação hídrica. Com a finalidade de minimizar em parte esses impactos, o presente trabalho avaliou a eficiência da nitrificação no pós tratamento dos efluentes de um tanque séptico seguido de filtro anaeróbio através de um sistema constituído por filtros biológicos de areia de fluxo intermitente que trata esgoto do tipo doméstico proveniente de um setor da UEPB. O sistema, situado no bloco do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da UEPB trata os esgotos dos banheiros e do restaurante desse setor; foi construído há vários anos e seus efluentes infiltram no solo do jardim onde está instalado. Os filtros aeróbios que fazem o pós tratamento foram construídos com duas caixas de fibra de polietileno preenchidas com brita e areia. Ambos receberam o mesmo material de recheio e os mesmos sistemas de aeração construídos com tubos de PVC; a diferença foi o tempo de detenção hidráulica. Um dos filtros aeróbios (FA1) foi alimentado com vazão de 100 L.dia -1 durante 2 minutos e 45 segundos e, o outro (FA2) recebeu a vazão de 200 L.dia -1 durante 5 minutos e 30 segundos. Houve remoção de Nitrogênio Total Kjeldahl (NTK), de 69,3% em FA1 e de 63,7% em FA2, e as remoções de nitrogênio amoniacal foram de 45,2% em FA1 e 40,8% em FA2. Esses compostos de nitrogênio foram oxidados para nitrito e deste para nitrato, indicando boa capacidade microbiana de conversão. A menor eficiência de FA2 deve-se à carga orgânica aplicada neste filtro. No efluente a concentração de nitratos indica que o mesmo tem bom potencial de fertilização e pode ser reutilizado para irrigar parques e jardins que não estarão em contato com as pessoas, por exemplo, para árvores e plantas ornamentais, para arvores frutíferos altos com os frutos distantes do chão e aplicando-se irrigação localizada, visto que os coliformes termotolerantes remanescentes foram, em média, de 4 x10 UFC/100 ml. O sistema de pós-tratamento testado se mostrou uma tecnologia alternativa boa e descentralizada de baixo custo para a melhoria de efluentes destinados à irrigação ao favorecer a nitrificação dos esgotos efluentes do sistema anaeróbio e pode ser aplicado em nível domiciliar.
Descrição: CAVALCANTE, F. F. de S. Desempenho de filtros aeróbios na nitrificação de efluentes de tanque séptico 2013. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7996
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fábio Fabrício de Sousa Cavalcante.pdfPDF - Fábio Fabrício de Sousa Cavalcante1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.