Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8002
Título: Conceituação, Análise de Projetos e Critérios Normativos de Dimensionamento em Alvenaria Estrutural
Autor(es): Lavôr, Thiarly Feitosa Afonso
Palavras-chave: Engenharia Estrutural
Construção Civil
Normas
Data do documento: 30-Jun-2015
Resumo: Alvenaria estrutural é um sistema construtivo cujas paredes são compostas por blocos de concreto simples e desempenha dupla função: vedação e estrutura da construção. Além de proteger a edificação contra intempéries, a própria alvenaria suporta a carga do peso das próprias paredes, da laje, da cobertura e da ocupação. Porém, para se atingir as características almejadas é necessário que haja um planejamento da obra através de diversos projetos, sendo um deles o projeto estrutural. A partir de uma pesquisa bibliográfica, desenvolveu-se o presente trabalho, cujo objetivo principal foi abordar os principais temas sobre o sistema construtivo em alvenaria estrutural, especificamente nos conceitos e definições imprescindíveis na elaboração de um projeto, com ênfase nos critérios da norma NBR 15961-1: 2011, a qual se refere ao projeto estrutural, que pela grande mudança em seu modelo em relação à antiga norma (NBR 10837: 1989) se buscou comparações entre elas, fazendo assim, uma análise das principais mudanças nas prescrições exigidas em cada uma delas. Na análise e na comparação entre essas normas de projeto se verificou que a atualização de 2011 mostrou-se muito mais coerente e eficiente, no que refere ao método de dimensionamento; quando o modelo de tensões admissíveis foi substituído pelo modelo dos estados-limites. Palavras-chave:
Descrição: LAVÔR, Thiarly Feitosa Afonso. Conceituação, análise de projeto e critérios normativos de dimensionamento em alvenaria estrutural. 2015. 114f. Trabalho de conclusão de curso ( Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8002
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-Thiarly Feitosa Afonso de Lavor.pdf10.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.