Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8005
Título: Planejamento de Sistema de Abastecimento de Água Utilizando Geotecnologias
Autor(es): Bezerra, Thiago Pires
Palavras-chave: Abastecimento de água
Zona Urbana
Água
Data do documento: 17-Jun-2015
Resumo: Em virtude da dinâmica de crescimento populacional e da ocupação urbana ocorrida no Brasil, nas últimas décadas, muitos sistemas de abastecimento de água (SAA) tornaram-se ineficientes, fato ocasionado muitas vezes pela falta de incentivo à capacitação técnica para gestão de riscos ao suprimento de água. Diante desse cenário novas técnicas de otimização foram desenvolvidas, possibilitando uma modelagem mais realista dos problemas através de análises em microcomputadores, utilizando geotecnologias. Essas técnicas envolvem o manuseio de grande quantidade de informações, originárias de distintas fontes e natureza, sendo o Sistema de Informações Geográficas (SIG), uma forma moderna e eficaz de interligar estas informações e espacializá-las. Para tornar um SAA eficiente é necessário primeiramente realizar um diagnostico, e a partir deste, pode-se modelar diferentes cenários e estabelecer alternativas para o atendimento da demanda em virtude do crescimento da demanda. Dessa forma a proposta do presente trabalho, é apresentar os principais componentes de um sistema urbano de distribuição de água e abordar meios de otimização dos mesmos através de informações espacializadas utilizando técnicas presentes em SIG.
Descrição: BEZERRA, Thiago Pires. Planejamento de Sistemas de Abastecimento de Água Utilizando Geotecnologia. 2015. 43f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8005
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Thiago Pires Bezerra.pdf1.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.