Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8007
Título: O ensino da Geometria no Ensino Médio: Sequência didática como metodologia
Autor(es): Silva, Marilene Geremias da
Palavras-chave: Ensino de Geometria
Sequência didática
Aprendizagem
Data do documento: 11-Dez-2014
Resumo: A geometria é um conteúdo Matemático que oferece possibilidades para o aluno analisar, representar e problematizar uma compreensão da realidade de forma ordenada e organizada. As contribuições decorrentes do estudo da geometria, para o processo de construção do conhecimento do aluno, são muito significativas, pois estimulam a observação, a criatividade e a comparação, que são ferramentas fundamentais para a resolução de problemas. De um modo geral, o estudo de Geometria enfatiza a compreensão da relação com o espaço, o desenvolvimento do raciocínio de espaço e contribui com o desenvolvimento do rigor matemático. Com o objetivo de se obter uma aprendizagem significativa no ensino de geometria, decidiu-se desenvolver e analisar a eficácia de uma sequência didática para os terceiros anos do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Antônio Oliveira, localizada no bairro Dinamérica na cidade de Campina Grande – PB. Nesse sentido, foi realizado um estudo sobre os conceitos de prática educativa a partir da perspectiva de Antoni Zabala (1998), bem como um levantamento bibliográfico do ensino de geometria no ensino médio e os pressupostos sobre o ensinar e o aprender do conhecimento matemático.
Descrição: SILVA, M. G. da. O ensino da Geometria no Ensino Médio: Sequência didática como metodologia. 2014. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8007
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marilene Geremias da Silva.pdfPDF - Marilene Geremias da Silva630.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.