Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8008
Título: Comparativo do projeto estrutural de um edifício residencial dimensionado utilizando o modelo de cálculo convencional e software
Autor(es): Silva, Joaldo Batista
Palavras-chave: Análise de estrutura
Vigas
Concreto
Data do documento: 30-Jun-2015
Resumo: Este parte do se iniciou com o pré-dimensionamento das lajes e lançamento das cargas nas vigas e depois nos pilares. Após esses dados, calculou-se a estrutura de concreto. Em seguida, fez-se o levantamento das ações externas a que a estrutura estará sujeita como cargas permanentes (peso próprio, pisos, paredes, etc), cargas acidentais (ação do vento, cargas móveis, etc), variação de temperatura, previsão de recalques, etc. Tendo-se a estrutura e as ações externas que atuarão sobre ela, calculou-se as reações de apoio e os esforços (normal, cortante, momento fletor, momento torçor) que vão surgir em seções ao longo das partes da estrutura. Traçaram-se os diagramas de esforços (linhas de estado, linhas de influência para cargas móveis, envoltórias), determinando-se os esforços máximos e onde eles ocorrem. Com todos os esforços calculados, parte-se para o dimensionamento das peças, no caso de concreto armado, das vigas, lajes, pilares, ou seja, a determinação da resistência e das dimensões das seções transversais de concreto e da quantidade de armadura (seção de aço), necessárias para resistir aos esforços calculados. Normalmente o concreto vai resistir aos efeitos de compressão e a armação aos de tração, devido ao esforço normal e ao momento fletor, mas também podem resistir a todos os outros esforços (cortante ou cisalhante, torçor). Finalmente, calculada a quantidade e a distribuição de concreto e armação, as dimensões das seções transversais e a posição dos ferros dentro das peças de concreto armado, fez-se o desenho de detalhamento para que a estrutura seja executada. No software buscou-se o arquivo a ser calculado, lançaram-se os pilares, vigas e lajes, e verificou-se se não existem erros na concepção estrutural, e depois solicitou-se o cálculo estrutural, que por sua vez, gera todo detalhamento e resumo do aço a ser utilizado na construção do edifício.
Descrição: SIlVA, Joaldo Batista. Comparativo do projeto estrutural de um edifício residencial dimensionado utilizando o modelo de cálculo convencional e software.2015. 119 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraiba, Araruna, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8008
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Joaldo Batista da Silva.pdf4.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.