Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8009
Título: Estudo comparativo estrutural e econômico entre lajes nervuradas e laje maciça para um edifício residencial
Autor(es): Cruz, Marcus Vinicius Abreu
Palavras-chave: Concreto Armado
Lajes
Estruturas
Data do documento: 10-Jun-2015
Resumo: Este trabalho tem como objetivo avaliar as vantagens estruturais e econômicas de uma laje nervurada em relação a uma laje maciça tomando como objeto de estudo o pavimento de um edifício residencial, analisando assim o consumo de materiais da mesma a fim de se obter um melhor aproveitamento tanto do concreto quanto do aço, a partir dos esforços e deslocamento da estrutura. No presente trabalho são apresentados definições e características da laje nervurada e laje maciça, como também os critérios de dimensionamento os quais abrange as considerações em relação ao cobrimento nominal, classe de agressividade do ambiente no concreto e aço, os estados limites de esforços e as cargas que devem ser considerados para o cálculo das lajes. Tudo em conformidade com a norma NBR 6118/2014 (Projeto de estruturas de concreto – Procedimento). Nesse contexto é feita uma explanação do uso das lajes nervuradas e maciças e sua aplicação em toda a construção civil, que a cada dia se torna mais ousada necessitando de sistemas estruturais cada vez mais eficientes. O estudo é feito tomando como base um pavimento, utilizando-se de uma laje maciça em concreto armado e uma laje nervurada, após a comparação dos resultados obtidos é feita uma discussão sobre os mesmo a partir do tema abordado no desenvolvimento do trabalho. Finalmente, conclui-se o tipo de laje mais indicada tendo em vista os aspectos estruturais e a viabilidade econômica
Descrição: CRUZ, Marcus Vinicius Abreu. Estudo comparativo estrutural e econômico entre lajes nervuradas e laje maciça para um edifício residencial. 2015. 87p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8009
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Marcus Vinícius Abreu Cruz.pdf4.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.