Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8010
Título: Dimensionamento de uma edificação em alvenaria estrutural de bloco cerâmico
Autor(es): Bernadino, Denise da Cruz
Palavras-chave: Engenharia Estrutural
Vigas
Concreto
Data do documento: 30-Jun-2015
Resumo: Nos edifícios usuais de concreto armado a superestrutura é composta por lajes, vigas e pilares, enquanto que na alvenaria estrutural o próprio tijolo, seja cerâmico ou de concreto, é a unidade que possui capacidade de resistir aos esforços. Na literatura, existe uma grande quantidade de trabalhos acerca do dimensionamento estrutural em concreto armado, fato que não acontece com a alvenaria estrutural. Desta forma, o objetivo deste trabalho é contribuir para a propagação de conhecimentos à respeito deste método construtivo à medida que apresenta o dimensionamento da estrutura de um edifício residencial de dois pavimentos em alvenaria estrutural não armada de bloco cerâmico. Com o intuito de contribuir ao desenvolvimento deste tipo de solução, elaborou-se um roteiro básico, revelado de maneira simples e direta, que poderá contribuir para o aprendizado de estudantes e profissionais de engenharia como uma importante ferramenta de conhecimento das etapas que regem o projeto estrutural.
Descrição: BERNADINO, Denise da Cruz. Dimensionamento de uma edificação em alvenaria estrutural de bloco cerâmico. 2015. 78p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8010
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Denise da Cruz Bernadino.pdf4.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.