Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8014
Título: Análise dos impactos socioambientais de uma obra de drenagem em município de pequeno porte: Jacaraú – PB
Autor(es): Luna, Herivelton Ruan Oliveira
Palavras-chave: Drenagem Urbana
Erosão
Assoreamento
Data do documento: 17-Jun-2015
Resumo: A ocupação habitacional mal planejada é inerente ao crescimento da população, gerando problemas de drenagem urbana em vários municípios. A impermeabilização da área a montante, região mais alta, associada à ausência de uma estrutura de drenagem adequada e ao mal planejamento, geraram diversos problemas no bairro São José, em Jacaraú-PB. O alto índice pluviométrico e a geologia da região trouxeram consigo uma série de problemas socioambientais: crateras foram formadas, gerando risco para os moradores e os que ali transitam, restringindo a população local à serviços básicos de saúde, por exemplo, além de assorear o corpo hídrico da região. Obras de drenagem possuem custo relativamente elevado, mas os benefícios sociais e ambientais alcançados são bastante significativos. O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise quantitativa e qualitativa acerca dos impactos socioambientais de uma obra de drenagem no município de Jacaraú –PB. Foram identificados fatores que contribuíram para aumentar os impactos sociais e ambientais gerados, na região, pela ausência de sistema de drenagem, a exemplo das relações entre o alto índice pluviométrico, a topografia, o tipo de solo e o relevo. Os dados demonstram que a implantação de sistema de drenagem, em geral, proporciona uma maior dignidade e uma melhor qualidade de vida para os moradores, porém, requer diversas ações descentralizadas de planejamento.
Descrição: LUNA, Herivelton Ruan Oliveira. Análise dos impactos socioambientais de uma obra de drenagem em município de pequeno porte: Jacaraú – PB. 2015. 20p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8014
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Herivelton Ruan Oliveira Luna.pdf1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.