Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8019
Título: Seleção de genótipos de girassol adaptados ao ambiente semiárido: estudo da produtividade de biomassa, grãos e óleo
Autor(es): Sousa, Valéria Fernandes de Oliveira
Palavras-chave: Helianthus annuus
Produção vegetal
Seca ambiental
Data do documento: 23-Nov-2015
Resumo: O presente estudo teve como objetivo avaliar a produtividade de matéria verde, aquênios e óleo em genótipos de girassol produzidos em ambiente semiárido com manejo mínimo hídrico requerido para o cultivo. Ainda foi possível identificar parâmetros que possam ser utilizados como marcadores eficientes na identificação precoce de outros genótipos. O experimento foi conduzido entre os meses de fevereiro a maio de 2014, instalado em campo experimental da Universidade Estadual da Paraíba em Catolé do Rocha-PB. Para o experimento foram utilizadas sementes de cinco genótipos de girassol (Helianthus annuus L.), Embrapa122, BRSG01, Helio253, Helio250, BRSG26, semeadas diretamente ao solo, seguindo recomendação nutricional. Para reproduzir um sistema de cultivo sem o auxilio de irrigação, a lâmina de água diária para o cultivo foi suprida de acordo com a precipitação pluvial diária, acompanhada através da leitura de evaporação de Tanque Classe A. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso com 4 repetições e os dados submetidos a análise estatística para teste de Tuckey ao nível de 5% de confiança. Com base nos resultados, concluiu-se que é possível cultivar girassol no ambiente semiárido brasileiro, utilizando-se tratos culturais mínimos requeridos pela cultura, com uma produtividade de biomassa, aquênios e óleo compatíveis com outras regiões do país, sendo os genótipos mais produtivos o Helio250 e o BRSG01. Parâmetros relevantes para a definição precoce de outros genótipos produtivos para o cultivo no ambiente semiárido são: massa seca da raiz, massa fresca do capítulo, massa fresca da parte aérea.
Descrição: SOUSA, V. F. O. Seleção de genótipos de girassol adaptados ao ambiente semiárido: estudo da produtividade de biomassa, grãos e óleo. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8019
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valéria Fernandes de Oliveira Sousa.pdf738.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.