Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8021
Título: Influência de dois substratos no desempenho vegetativo de mudas de melancia irrigadas com água salina
Autor(es): Silva Júnior, Eugênio Gonçalves da
Palavras-chave: Citrulluns Lanatus
Salinidade
Substratos Orgânicos
Data do documento: 25-Nov-2015
Resumo: Nesse trabalho avaliou-se o desempenho inicial de plantas de melancia cultivadas em dois tipos de substrato e submetida a quatro níveis de salinidade. O experimento foi conduzido no setor experimental do Centro de Ciências Humanas e Agrárias da Universidade Estadual da Paraíba, campus IV, Catolé do Rocha. O cultivo foi conduzido sob as condições de tratamento, utilizando-se dois tipos de substratos: 50% de solo+50% de húmus (S1), e 50% solo+50% esterco bovino (S2), e quatro níveis de condutividade elétrica, 1,36; 3,56; 5,76 e 7,96 dS m-1. Empregou-se o delineamento experimental em blocos casualizados, no esquema fatorial 2 x 4, com cinco repetições. Foram avaliadas as os parâmetros, comprimento do ramo principal, diâmetro do caule, número de folhas e área foliar, coletando-se os dados a cada três dias, realizando cinco coletas ao longo do período experimental, pós esse período as mesmas foram coletadas os dados de massa seca da parte aérea e raiz. De acordo com a análise de variância, todos os parâmetros fenológicos observados apresentaram efeitos significativos sem relação aos tipos de substratos utilizados, sendo que o substrato S1promoveu um melhor desempenho das plantas em relação ao substrato S2.Portanto, conclui-se que o desenvolvimento de mudas de melancia irrigadas com água salobra foi mais eficiente quando cultivadas no substrato solo+húmus; mudas de melancia mantém o desenvolvimento vegetativo normal até a dose de 3,56 dS m-1para ambos os substratos; é possível que o húmus tenha aumentado o desempenho de mudas de melancia devido a maior disponibilidade de K+ e Ca+2, em relação ao substrato solo+esterco.
Descrição: SILVA JÚNIOR, E. G. da. Influência de dois substratos no desempenho vegetativo de mudas de melancia irrigadas com água salina. 2015. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8021
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eugênio Gonçalves da Silva Júnior.pdf1.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.