Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8043
Título: Orfandade por HIV: um estudo junto às famílias e/ou cuidadores/as de crianças e adolescentes vivendo com HIV/Aids atendidas no Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids e Hepatites Virais (SAE) no município de Campina Grande – PB.
Autor(es): Costa, Raiany Albuquerque
Palavras-chave: HIV/Aids
Criança orfã
Orfandade
Crianças Soropositivas
Assistência social
Adolescentes
Data do documento: 2014
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aborda a problemática da AIDS relacionando-a a situação de crianças e adolescentes órfãos vivendo com o vírus do HIV/Aids que vem crescendo consideravelmente nos últimos anos. A aproximação com o tema se deu a partir da experiência de estágio obrigatório realizado no Serviço de Assistência Especializada em DST/aids e Hepatites Virais do município de Campina Grande-PB, no período de julho de 2012 a fevereiro de 2014. Para o aprofundamento do tema foi elaborado um projeto de pesquisa que objetivou analisar o processo de orfandade por HIV. A pesquisa ora apresentada partiu de uma perspectiva analítico crítico com abordagem quanti-qualitativa, sendo realizada a partir de um estudo bibliográfico e da pesquisa de campo. O estudo se deu junto ao Serviço de Assistência Especializada em DST/AIDS e Hepatites Virais do município de Campina Grande-PB, tendo como sujeitos as famílias e/ou cuidadores/as de crianças e adolescentes, atendidos nesse espaço, num total de 6 participantes. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a observação participante, o diário de campo e a entrevista semiestruturada. A análise dos dados coletados se deu a partir do agrupamento dos dados quanti-qualitativos e a análise das falas dos entrevistados se deu utilizando-se a técnica de análise de conteúdo. Os resultados deste estudo apontam que uma parte dos familiares e/ou cuidadores/as de crianças e adolescentes órfãos caracterizam a AIDS como uma doença “normal”, enquanto outros/as demonstraram certo desconhecimento sobre a mesma. Os/as entrevistados/as destacaram a importância da família no cuidar de crianças e adolescentes soropositivas, e que não encontram nenhuma dificuldade diante do acompanhamento destas. Apesar disto, pudemos constatar a existência de dificuldades postas pelas mínimas condições socioeconômicas, a própria orfandade, o preconceito e discriminação.
Descrição: COSTA, R. A. Orfandade por HIV: um estudo junto às famílias e/ou cuidadores/as de crianças e adolescentes vivendo com HIV/Aids atendidas no Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids e Hepatites Virais (SAE) no município de Campina Grande – PB. 2014. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8043
ISSN: 362.1
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Raiany Albuquerque Costa.pdf1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.