Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8063
Título: A vida dos beneficiários do Programa Bolsa Família "relatada" por vozes e falas dos sujeitos invisíveis na região semiárida da Paraíba: a revelação sociológica entre o mito da acomodação e a legitimidade da ascensão social
Autor(es): Costa, Abraão Batista
Palavras-chave: Programa Bolsa Família
Mobilidade Social
Ideologia
Data do documento: 3-Dez-2015
Resumo: O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso é apresentar os resultados de uma pesquisa realizada sobre os impactos do Programa Bolsa Família - PBF sobre processos de mobilidade social e de construção de autonomia social na região semiárida da Paraíba. Nossa perspectiva teórica se baseia no debate das ciências sociais sobre políticas públicas de transferência de renda no Brasil, destacando-se o uso da contribuição de autores tais como Cohn (2012); Singer (2012); Rego & Pinzani (2013); Rocha (2013); Campello & Neri, (2013); Zimmermann (2006) e Sicsú (2013). Nossa metodologia teve um caráter qualitativo, consistindo da observação direta da vida cotidiana dos beneficiários do programa na região acima mencionada e da realização de entrevistas abertas com uma amostra não aleatória de beneficiários do referido Programa, de maneira informal, em filas de bancos, supermercados e feiras-livres. Dentre as principais conclusões, destacamos as seguintes: a) a participação no PBF aumenta o poder de compra e de escolarização dos beneficiários; b) os beneficiários agregam os valores recebidos através da inclusão no PBF aos advindos de jornadas de trabalho em sua maioria informal; c) no discurso de não incluídos no PBF na região é comum a referência à interpretação de que o PBF estimula a “vagabundagem” dos beneficiários; d) os beneficiários que saem da faixa de renda dos aptos a serem incluídos do PBF resistem à devolução voluntária do cartão, tendo apresentado o desejo de continuarem a receber o benefício; f) no discurso dos beneficiários é recorrente a enunciação do desejo quanto ao sucesso da escolarização dos filhos.
Descrição: COSTA. A. B. A vida dos beneficiários do Programa Bolsa Família "relatada" por vozes e falas dos sujeitos invisíveis na região semiárida da Paraíba: a revelação sociológica entre o mito da acomodação e a legitimidade da ascensão social. 2015. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8063
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Abraão Batista Costa.pdf1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.