Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8066
Título: Crescimento de dois genótipos de melancias cultivadas em substratos a base de húmus
Autor(es): Andrade, Railson Jácome de
Palavras-chave: Citrullus Lanatus
Fenologia
Semiárido
Data do documento: 3-Dez-2015
Resumo: No presente trabalho propôs-se avaliar o crescimento de cultivares de melancia submetidos a diferentes níveis de húmus no substrato de cultivo. O experimento foi conduzido, em ambiente de viveiro, entre o período de 16 de dezembro de 2014 e 26 de janeiro de 2015, no Centro de Ciências Humanas e Agrárias da Universidade Estadual da Paraíba, localizado no município de Catolé do Rocha. Foram estudados os efeitos fenológicos dos substratos areia, areia+húmus de minhoca (50%+50%) e húmus de minhoca em dois genótipos de melancieira (Charleston Gray e Crimson Sweet) em delineamento inteiramente casualizado, no esquema fatorial 3 x 2, com 5 repetições e duas plantas por parcela. As variáveis analisadas foram: área foliar; altura de planta; diâmetro caulinar; número de folhas; massas verdes e secas da parte aérea da planta, raiz e folhas; comprimento radicular; volume radicular; conteúdo relativo de água na folha; e porcentagem de umidade nas folhas, raiz e parte aérea. Os substratos de húmus e de areia + húmus favorecem o crescimento dos dois genótipos estudados. As melancieiras Charleston Gray e Crimson Sweet têm seu crescimento prejudicado quando cultivadas em substratos de apenas areia. As melancieiras cultivadas em substrato composto por areia apresentam maior conteúdo relativo de água nas folhas do que as cultivadas em substratos de húmus e de areia + húmus. O genótipo Crimson Sweet tem melhores características de adaptação às condições estudadas.
Descrição: ANDRADE, R. J. de. Crescimento de dois genótipos de melancias cultivadas em substratos a base de húmus. 2015. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8066
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Railson Jácome de Andrade.pdf694.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.