Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8067
Título: Planejamento sistemático de layout (PSL): análise em uma fábrica de panelas de pressão
Autor(es): Vaz, Francisco José de Almeida
Palavras-chave: Gerenciamento
Planejamento sistemático de layout
Fábrica de panelas
Data do documento: 3-Dez-2015
Resumo: Este trabalho, sintetiza o processo e importância de realizar um planejamento sistemático de layout em uma fábrica de panelas de pressão. Dessa forma o objetivo principal do trabalho é analisar o layout dessa fábrica, mediante ferramentas e aplicação do planejamento sistêmico para as pequenas empresas. O problema da pesquisa partiu de uma leitura da própria fábrica, onde se observou a preocupação por parte dos gestores em relação a saúde e bem estar físico dos funcionário. Como procedimentos metodológicos, adotou-se a pesquisa exploratório de campo e o método de estudo de caso através da observação. No decorrer da pesquisa foi considerado relevante o uso do método PSL e as considerações de acordo com as normas regulamentadoras 12 e 26. Determinado método foi escolhido para esse fim, visando à movimentação do trabalhador e materiais entre o maquinário no chão de fábrica com o objetivo de proporcionar a segurança adequada para o trabalhador e satisfação em exercer sua função no trabalho. Portanto conclui-se que o bom gerenciamento a partir de um bom controle de processos para assegurar o desempenho das funções operacionais deve existir uma padronização e treinamento no trabalho operacional.
Descrição: VAZ, F. J. A. Planejamento sistemático de layout (PSL): análise em uma fábrica de panelas de pressão. 2014. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração - EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8067
Aparece nas coleções:91 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco José de Almeida Vaz.pdf306.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.