Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8073
Título: Oscilação mensal dos preços da cadeia produtiva das hortaliças in natura, comercializadas em Catolé do Rocha-PB
Autor(es): Teixeira, Luana Oliveira
Palavras-chave: Agricultura familiar
Demanda
Horticultura
Data do documento: 9-Dez-2015
Resumo: Objetivou-se neste trabalho avaliar as oscilações de preços de hortícolas in natura, comercializadas na cidade de Catolé do Rocha-PB no ano de 2014, visando obter informações úteis para se averiguar a melhor época de plantio para os agricultores familiares da região. Os dados da pesquisa, que abrangem o ano de 2014, foram coletados semanalmente em feiras livres, sacolões e/ou verdurões e supermercados da cidade em estudo, que é um dos mais importantes mercados de comercialização de frutas e hortaliças na microrregião de Catolé do Rocha. O método utilizado para a obtenção dos resultados foi à média aritmética de preços de hortícolas obtida nas quatro ou cinco semanas por mês. Os produtos são também vendidos diretamente para o consumidor final por meio de canais de distribuição mais tradicionais, como as feiras. Em alguns casos, podem ser utilizados agentes varejistas, como supermercados, varejões, sacolões e distribuição para clientes empresariais do ramo das refeições coletivas. A pesquisa revelou que a agricultura familiar é incipiente na microrregião de Catolé do Rocha-PB, neste caso, a mesma é incapaz de suprir a demanda local, mas com potencial produtivo. As hortaliças do grupo solanáceas - tomate e batatinha - apresentam os maiores preços quando comparadas às demais hortaliças pesquisadas. As maiores oscilações de preços durante o ano de 2014 foram do coentro e tomate, enquanto que, as menores variações de preço foram observadas na batatinha e na beterraba.
Descrição: TEIXEIRA, L. O. Oscilação mensal dos preços da cadeia produtiva das hortaliças in natura, comercializadas em Catolé do Rocha-PB. 2015. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8073
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luana Oliveira Teixeira.pdf752.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.