Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8077
Título: A estiagem na região Nordeste Brasileira: suas causas e consequências
Autor(es): Santana, Francisco de Assis
Palavras-chave: Seca
Estiagem
Polígono das Secas
Fenômenos Naturais
Data do documento: 9-Dez-2015
Resumo: A seca que acontece periodicamente na região Nordeste do Brasil, principalmente no chamado polígono das secas é um fenômeno decorrente da influência climática por conta da posição geográfica da Região, muito próxima da linha do Equador, além da dinâmica das massas de ar, como a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCAN) e, secundariamente, do fenômeno El Niño. (MOLION, BERNARDO, 2002, p. 10). Por outro lado, temos que considerar a presença do relevo local, funcionando como anteparo às massas de ar úmido vindas do oceano. Estas situações de natureza físico/geográfica respondem pelas altas temperaturas características da área nordestina. Entretanto, a presença humana também pode ser responsável pelo agravamento da situação regional, considerando-se as ações de desmatamento e consequente exposição das nascentes dos rios e diminuição da disponibilidade de água. Esta problemática é antiga, entretanto sempre é preciso lembrar que a concentração de terras nas mãos de grandes proprietários pode ser relacionada às dificuldades de sobrevivência de grandes parcelas da população do polígono das secas. Desta forma, este estudo teve por intuito realizar uma revisão bibliográfica sobre o tema da Seca, de forma que se possa compreender as causas e os efeitos ocasionados pela estiagem na região Nordeste do Brasil. O trabalho foi realizado através de levantamento bibliográfico sobre o objeto de pesquisa. Também buscaremos abordar as medidas adotadas pelos governantes através de projetos e uso de tecnologia, no o intuito de melhorar a convivência/sobrevivência do povo nordestino não apenas durante esse período, mas principalmente como solução permanente.
Descrição: SANTANA, F. A. A estiagem na região Nordeste Brasileira: suas causas e consequências. 2014. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8077
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco de Assis Santana.pdf1.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.