Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8079
Título: Perspectiva dos professores de educação física da rede pública sobre as condutas emergências diante de avulsão dentária
Autor(es): Santos, Adriano Félix dos
Palavras-chave: Odontologia
Dentes
Implante dentário
Data do documento: 30-Jun-2015
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo Avaliar a percepção e condutas dos professores de Educação Física da rede pública do município de Guarabira-PB sobre avulsão dentária.Trata-se de um estudo transversal com caráter quantitativo, junto aos Professores de Educação Física da rede pública do município de Guarabira - Paraíba, mediante aplicação de questionário individual estruturado. De um universo de 17 professores a amostra foi composta por 14 professores que se dispuseram a participar na condição de voluntários. Foram incluídos na pesquisa os professores que declararam concordar e assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Como resultados foram observados que 78,6% dos professores de Educação Física não fez nenhum curso sobre traumatismo dentário na prática desportiva, 50% já presenciou algum tipo de trauma dentário, diante de trauma com avulsão do dente, 85,7% relataram que a atitude a ser feita seria guardar o dente e procurar o dentista, já o que faria com o dente, 21,6% respondeu que guardariam o dente embrulhado em papel, 62,3% em soro fisiológico e 7,1% não sabiam o que fazer. A maioria dos participantes, 57,1%, disse não saber por quanto tempo um dente pode ficar fora da boca até ser recolocado ao alvéolo. Conclui-se que a maioria dos professores tem pouco conhecimento sobre traumatismos dentários e atuaria razoavelmente em situação de avulsão dentária, pois buscariam imediatamente um dentista. Contudo, sobre a atitude mais indicada, que seria o reimplante imediato do dente, uma parcela considerável não tinha conhecimento.
Descrição: SANTOS, Adriano Félix dos. Perspectiva dos professores de educação física da rede pública sobre as condutas emergenciais diante de avulsão dentária. 2015. 37p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8079
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Adriano Félix dos Santos.pdf776.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.