Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8085
Título: Análise cefalométrica comparativa da morfologia facial em pacientes com respiração nasal e bucal
Autor(es): Flor, Maria do Rosário da Silva
Palavras-chave: Ordontia
Respiração bucal
Odontologia
Data do documento: 29-Jun-2015
Resumo: O tipo de respiração bucal pode causar adaptações posturais de estruturas na região da face, produzindo efeito sobre a relação e posições dos maxilares. Diante disto o objetivo deste trabalho foi comparar as medidas cefalométricas nos terços médio e inferior da face em crianças entre 8 e 13 anos de idade, de acordo com o tipo de respiração. O estudo adotou um caráter transversal e descritivo baseado na coleta de informações obtidas da ficha clínica e de telerradiografias de uma clínica de especialização em ortodontia. Foram selecionadas 60 documentações ortodônticas, sendo 30 de pacientes respiradores nasais e 30 de respiradores bucais, das quais foram coletados dados clínicos gerais, aspectos faciais, oclusais, funcionais e dados cefalométricos da análise USP dos ângulos SNA, SNB, ANB,SN.Gn, FMA, SN.GoMe e IMPA. Os dados gerais e faciais dos pacientes foram analisados de acordo com o tipo de respiração, com o teste qui-quadrado (α=0,05) e não mostraram diferenças entre os grupos (p<0,05). Dentre as medidas cefalométricas, o ângulo ANB foi maior nos respiradores bucais, com diferença significativa, e o ângulo SN.GoMe demonstrou maior tendência de crescimento vertical nesses pacientes, ambos no teste T para amostras independentes (p<0,05). Com base nos dados, observou-se que os pacientes não demonstraram diferença nas características clínicas, mas que através das medidas cefalométrias, uma maior prevalência de pacientes com tendência de crescimento vertical e alteração na relação maxilomandibular no sentido anteroposterior, foram encontradas nos respiradores bucais.
Descrição: FLOR, Maria do Rosário da Silva. Análise cefalométrica comparativa da morfologia facial em pacientes com respiração nasal e bucal. 2015.32p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8085
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Maria do Rosário da Silva Flor.pdf1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.