Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8089
Título: Biossegurança na execução de prótese dentárias de municípios do interior da Paraíba-BR
Autor(es): Santos, Alan Victor alves do
Palavras-chave: Enfermidade Dentária
Infecção
Biossegurança
Data do documento: 4-Mai-2015
Resumo: Introdução: Durante a confecção de próteses, moldes, modelos e próteses em si podem ser veículos de transmissão de microrganismos entre o consultório odontológico e o laboratório de prótese dentária. Portanto, a adoção de medidas de biossegurança por cirurgiões dentistas e técnicos de prótese dentária são essenciais para evitar a infecção cruzada. Objetivo: Avaliar o conhecimento e as condutas de biossegurança dos técnicos de prótese dentária e os cirurgiões dentistas em relação ao risco de infecção cruzada por materiais oriundos de consultórios odontológicos e de laboratórios de prótese das cidades do interior do estado paraibano. Método: Foram incluídos no estudo profissionais inscritos no Conselho Regional de Odontologia com consultórios/laboratórios público e privado em cidades do interior da Paraíba, com um formulário diferenciado para ambos os profissionais. Foram realizadas perguntas relacionadas às condutas de biossegurança que envolvem trabalhos protéticos. O estudo foi do tipo observacional, descritivo e transversal e os dados obtidos nesta pesquisa foram analisados por estatística descritiva através do programa SPSS versão 20.0. Resultados: Foram recrutados 62 Cirurgiões-Dentistas (CDs) e 25 Técnicos em Prótese Dentária (TPDs). 67,7% dos CDs afirmaram sempre realizar a desinfecção do molde após sua confecção, sendo o alginato e a silicona (50%) os materiais mais utilizados para moldagem. Nos laboratório de prótese, 32% afirmaram nunca realizar desinfecção do modelo, e daqueles que realizam o procedimento, 40,3% utilizam o glutaraldeído a 2% para realizar a desinfecção e 32,3% dos profissionais utilizam o método de imersão para desinfecção. Quanto ao tempo de exposição ao desinfetante, 24,2% deixam durante 1 ou 30 minutos. Conclusão: Muitos profissionais pesquisados negligenciam condutas de biossegurança em trabalhos protéticos, aumentando assim o risco de infecção cruzada.
Descrição: SANTOS, Alan Victor Alves. Biossegurança na execução de prótese dentárias de municípios do interior da Paraíba-BR. 2015. 45p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8089
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Alan Victor Alves dos Santos.pdf909.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.