Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8098
Título: Abordagem in silico para identificação de potenciais alvos e antimicrobianos específicos para Streptococcus mutans
Autor(es): Silva, Diego Romário
Palavras-chave: Cárie
Bactérias
Dentes
Data do documento: 24-Jul-2015
Resumo: A cárie dentária afeta a maior parte da população nos países desenvolvidos. A etiologia multifatorial da patologia inclui espécies bacterianas múltiplas, sendo o Streptococcus mutans o principal patógeno associado à doença. Esta bactéria se adere à superfície dos dentes e permite a colonização de outros microrganismos, resultando na formação do biofilme dental. Vários agentes terapêuticos estão disponíveis para tratar ou prevenir a cárie, mas nenhum, com exceção do fluoreto, tem influenciado significativamente o peso global da doença. Além disso, o provável desenvolvimento de resistência dos microrganismos aos agentes antibacterianos existentes e a escassez de bons agentes antimicrobianos motiva esse esforço para a inovação. O conhecimento detalhado obtido, nos últimos anos, sobre o S. mutans, permitiu a identificação de alvos potenciais neste microrganismo, possibilitando o desenvolvimento de drogas específicas para o combate da cárie dentária. Assim, a identificação de alvos potenciais nestes patógenos é a primeira etapa no processo de descoberta de novos agentes terapêuticos. Atualmente, os ensaios experimentais utilizados para este fim são caros e demorados. Em contraste, os métodos de bioinformática para predição de alvos de drogas são baratos, rápidos e rotineiros na área de biotecnologia. Este artigo revisará os potenciais alvos de drogas em S. mutans, assim como os métodos de bioinformática utilizados para identificação destes alvos e de drogas efetivas para o tratamento farmacológico específico da cárie dentária.
Descrição: SILVA, Diego Romário. Abordagem in silico para identificação de potenciais alvos e antimicrobianos específicos para streptococcus mutans. 2015. 54p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8098
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-Diego-Romário-da-Silva.pdf1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.