Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8103
Título: Avaliação das características químicas do coqueiro anão (Cocos Nucifera L.) adubado com biofertilizantes
Autor(es): Oliveira, Luana Muniz de
Palavras-chave: Fruteiras
Agricultura Orgânica
Agroecologia
Data do documento: 14-Dez-2015
Resumo: A Cocoicultura tem evoluído na maioria dos estados Brasileiros, principalmente a variedade Anã Verde, devido a sua boa performance, rendimento e qualidade da água do coco de forma in natura. Objetivou-se avaliar a qualidade da água e da polpa do coqueiro anão verde, submetido as adubações de biofertilizantes líquidos. Foram estudados na pesquisa dois tipos de biofertilizantes, (B1= A base de esterco bovino não enriquecido, e o B2 = A base de esterco bovino enriquecido com farinha de rocha MBO), e os efeitos de 6 doses de biofertilizantes em todo o experimento, ( D1= 0 ml; D2 = 0,7; D3 = 1,4; D4 = 2,1; D5 = 2,8; D6 = 3,5 ml planta/vez.), nas características químicas em frutos verdes do coqueiro Anão. A pesquisa foi conduzida na Escola Agrotécnica do Cajueiro, no Centro de Ciências Humanas e Agrárias – CCHA, da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, Campus IV, distante 2 km da sede da cidade Catolé do Rocha. O solo foi previamente classificado como NEOSSOLO FLÚVICO Eutrófico com textura arenosa. O delineamento experimental adotado na implantação da pesquisa foi o de blocos casualisados com 12 tratamentos no esquema fatorial 2x6, com quatro repetições, totalizando ao todo 48 plantas experimentais, (1 planta/parcela). As variáveis avaliadas na pesquisa foram os sólidos solúveis totais (Brixº), o pH, umidade e os sólidos totais da água e da polpa do fruto verde do coqueiro anão. A qualidade da água do fruto verde do coqueiro anão não foi afetada de forma significativa pelas doses de biofertilizantes no primeiro e no segundo ano de produção, não foi afetada significativamente pelos tipos de biofertilizante no segundo ano de produção. Enquanto que os sólidos totais da água do fruto verde do coqueiro anão foi a única variável que sofreu efeitos significativos de tipos de biofertilizante no primeiro ano de produção. A adubação orgânica com biofertilizante pode substituir á adubação química, haja vista que características químicas de frutos verdes é com compatível ao cultivo convencional.
Descrição: OLIVEIRA, L. M. de. Avaliação das características químicas do coqueiro anão (Cocos Nucifera L.) adubado com biofertilizantes. 2015. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8103
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luana Muniz de Oliveira.pdf1.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.