Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8104
Título: Exploração econômico-rural do cerrado maranhense: representação da microrregião de caxias em relação ao estado do Maranhão
Autor(es): Santos, Edgar Elly de Sousa
Palavras-chave: Bioma Cerrado
Extrativismo
Economia Maranhense
Data do documento: 14-Dez-2015
Resumo: Com o intuito de atualizar dados sobre a exploração econômica do cerrado maranhense, o presente trabalho teve como objetivo fazer um levantamento bibliográfico a cerca da atual situação de exploração econômica e rural da Microrregião de Caxias, na Mesorregião do Leste Maranhense. Indica-se com base nos dados observados que a Microrregião de Caxias contribui com 20% da produção econômica estadual; dos índices de antropização estudados o maior foi o relativo à área total de estabelecimentos agrícolas, representando 3,78% do território maranhense; o extrativismo na Microrregião corresponde a 3,3% de toda a atividade do Estado e também corresponde a principal atividade econômica da microrregião, esta atividade é seguida pela agricultura, com 2,53% e pecuária de corte com 2,22%; a Microrregião de Caxias possui aproximadamente 28% do rebanho total do Estado, onde cerca de 3% é de pecuária bovina e 8% é relativo à produção de suínos e 17% é representado por outros rebanhos; a Microrregião contribui com 1% da produção estadual de leite e cerca de 3,6% da produção estadual de ovos; também contribui com 1,07% da produção de carvão vegetal e 2,32% da produção de lenha do Estado. Embora a Microrregião de Caxias seja pequena, apresenta um alto poder de produção em relação ao estado do maranhão, e mesmo tendo sua produção agropecuária e extrativista alta a Microrregião ainda apresenta 14% de sua vegetação nativa.
Descrição: SANTOS, E. E. S. Exploração econômico-rural do cerrado maranhense: representação da microrregião de caxias em relação ao estado do Maranhão. 2015. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8104
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edgar Elly de Sousa Santos.pdf974.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.