Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8106
Título: Milho solteiro e consorciado com girassol em função dos níveis de água disponíveis no solo
Autor(es): Sousa, Maria Flávia Vieira de
Palavras-chave: Zea Mays
Produção
Sistemas de cultivo
Data do documento: 16-Dez-2015
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar o crescimento e a produtividade do milho em sistema solteiro e consorciado com girassol, em relação aos níveis de água disponíveis no solo. Para isso, foi realizado um experimento em condições de campo no Campus IV/UEPB, Catolé do Rocha-PB, adotando o delineamento estatístico em blocos casualizados (DBC) com três repetições, no esquema fatorial 4 x 2,constituído por quatro níveis de água disponíveis no solo (60%, 80%,100% e 120%), calculados em função do teor de água presente no solo através de medições feitas por sondas de TDR Modelo PR2 (Reflectometria no Domínio do Tempo e dois sistemas de cultivo-T1-Milho e T2-milho + girassol), totalizando 8 tratamentos e 24 parcelas. Cada parcela tinha um comprimento de 4,0 m, espaçamento de 0,7 m entre linhas e 0,2 m entre plantas. Nos casos das culturas isoladas, cada parcela foi constituída de quatro fileiras de milho e parcelas consorciadas com quatro fileiras de milhos intercaladas com três fileiras de girassol. As variáveis analisadas foram: altura da planta, diâmetro caulinar, área foliar, comprimento e diâmetro da espiga, número de grãos por espiga, produtividade e peso de 100 grãos. A partir dos resultados obtidos, o sistema solteiro foi mais eficiente do que o sistema casado no crescimento e na produção do milho. O aumento do teor de água no solo também proporcionou incremento no crescimento e na produção do milho.
Descrição: SOUSA, M. F. V. de. Milho solteiro e consorciado com girassol em função dos níveis de água disponíveis no solo. 2015. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8106
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Flávia Vieira de Sousa.pdf1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.