Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8107
Título: Influência de diferentes porcentagens de composto orgânico no crescimento inicial de cultivares de melancia
Autor(es): Silva, Roselaine Vieira da
Palavras-chave: Citrullus Lanatus
Matéria orgânica
Plântulas
Data do documento: 16-Dez-2015
Resumo: A melancia (Citrullus lanatus), pertence à família das cucurbitáceas, é considerada uma planta anual, herbácea, rasteira, sendo uma das cucurbitáceas mais cultivadas no Brasil. A época de plantio mais favorável para a cultura são entre temperaturas variando de 18 a 25 °C. O experimento foi desenvolvido em viveiro com duas cultivares, a Charleston Gray e a Crimson Sweet, com o objetivo de analisar o crescimento inicial de plântulas de melancia que foram submetidas a três diferentes porcentagens de húmus, 0%, 50% e 100% obtendo um total de seis tratamentos e cinco repetições, somando um total de 30 unidades experimentais. Cada unidade experimental continha duas plantas, as quais foram feitas coletas de dados sendo que a primeira coleta foi feita a partir dos sete dias após a germinação, as coletas foram feitas durante os vinte e cinco primeiros dias, onde foram analisados o comprimento do ramo principal, diâmetro do caule, número de folhas, área foliar, IVE e índice de injuria . Durante a realização do experimento observou-se que as plântulas tratadas com 50% de húmus tiveram um crescimento maior no número de folhas, o tratamento com 100% de húmus causou maior influência na área foliar, já na porcentagem 0% não houve efeito significativo sobre as cultivares de melancia. Assim, concluiu-se que o húmus contribuiu de forma positiva no desenvolvimento das plântulas de melancia e que a cultivar Charleston Gray, na porcentagem a 100% teve um melhor resultado quando comparado à outra cultivar e as outras porcentagens.
Descrição: SILVA, R. V. S. Influência de diferentes porcentagens de composto orgânico no crescimento inicial de cultivares de melancia. 2015. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8107
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Roselaine Vieira da Silva.pdf881.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.