Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/811
Título: Perfil do nível de atividade física e qualidade do sono de idosos institucionalizados na cidade de Surubim-PE
Autor(es): Pires, Mariela Virgínia Cabral
Palavras-chave: Atividade Física
Qualidade do Sono
Idoso
Data do documento: 5-Fev-2013
Resumo: Introdução: O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre nível de atividade física (NAF) e os distúrbios do sono em idosos institucionalizados. Materiais e Métodos: A pesquisa foi do tipo quantitativa, descritiva e transversal. A amostra foi constituída por 14 idosos, sendo 7 mulheres e 7 homens, com idade entre 61 a 102 anos (76,28 ± 11,79). Os protocolos utilizados foram: (a) Questionário Baecke Modificado para Idosos (QBMI), (b) Mini Questionário de Sono (MQS). O tratamento estatístico foi composto por análise descritiva, média e desvio-padrão e através do teste Exato do Fisher. Os dados foram tabulados no SPSS em sua versão 20.0. Resultados: Apresentaram 0,72±0,96 como média de escore para o NAF, e 37,85±9,41 para a qualidade de sono. Pela análise dos resultados, não foi possível observar associação entre o nível de atividade física e o grau da qualidade de sono (p>0,05). Conclusão: Os idosos apresentaram nível de atividade física considerado baixo, bem como o sono muito alterado. Este estudo não apresentou significância em seus dados, tendo como possível explicação a amostra reduzida da pesquisa. Estudos posteriores mais amplos mostram-se necessários para verificar essa associação numa amostra mais representativa.
Descrição: PIRES, M. V. C. Perfil do nível de atividade física e qualidade do sono de idosos institucionalizados na cidade de Surubim-PE. 2012. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/811
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mariela Virgínio Cabral Pires.pdfMariela Virgínio Cabral Pires705.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.